Biografias // SOUSA, Alfredo Botelho de (1880-1960)

SOUSA, Alfredo Botelho de (1880-1960)
Membro da primeira delegação portuguesa à Conferência de Paz, deputado e senador

Nasceu em S. Miguel, nos Açores, em 1880.
Oficial da Armada, após a Primeira Guerra Mundial foi um dos quatro militares que integraram a primeira delegação portuguesa à Conferência de Paz (1918-1919), composta por dezasseis membros e presidida por Egas Moniz,  em cujos trabalhos participou até Junho de 1919, como delegado técnico nos assuntos referentes às marinhas de guerra e mercante.

Ao longo da sua carreira exerceu diversas funções entre as quais a de major-general da Armada (1941-46), superintendente dos Serviços da Armada e presidente do Conselho Superior de Disciplina da Armada e da Comissão do Domínio Público Marítimo, tendo sido também professor na Escola Naval e na Escola Militar.

No campo político foi deputado em 1911 e senador até 1915. Já depois da implantação do Estado Novo chegou a ser nomeado, em 1935, procurador à Câmara Corporativa, mas pediu a demissão do cargo.Desenvolveu, ainda, intensa actividade literária e de investigação, tendo publicado diversos trabalhos de História militar e colaborado com a imprensa e a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.Morreu a 7 de Abril de 1960.