Biografias // BEIRES, José Manuel Sarmento de (1892-1974)

BEIRES, José Manuel Sarmento de (1892-1974)

Oficial do Exército, aviador e escritor

Nasceu em Lisboa em 4 de Setembro de 1892. Seguiu a carreira militar, formando-se primeiro em Engenharia na Escola de Guerra em 1916 e depois, seduzido pela Aeronáutica, que então dava os primeiros passos em Portugal, tirou o curso de piloto na recém-criada Escola de Aviação de Vila Nova da Rainha, completado em 1918, por uma passagem por outra escola de aviação em França.

Daí em diante, projectou a realização de grandes viagens aéreas, mas a primeira tentativa, compartilhada com Brito Pais, fracassou com a amaragem forçada do avião no meio do Atlântico. Com uma nova aeronave - o Pátria - em 8 de Abril de 1924 iniciaram a ligação aérea Lisboa-Macau, que conseguiram efectuar, apesar de vários sobressaltos e dificuldades que incluíram a substituição do Pátria por um outro avião: o Portugal, em 20 de Junho. Seguiu-se a grande viagem em torno do mundo, para a qual partiu em 2 de Março de 1927, mas que também não conseguiu concretizar, ficando-se pelo Brasil.

No campo político, como opositor da ditadura militar saída do 28 de Maio de 1926, envolveu-se, por mais de uma vez em intentonas para a derrubar. A primeira, logo em 20 de Julho daquele ano; a segunda em 26 de Agosto de 1931 e posteriormente em Novembro de 1933. Esses envolvimentos ditaram a sua condenação a sete anos de desterro e demissão do Exército e subsequente exílio em diversos países (China, Espanha, Marrocos, França e Brasil). Apesar de, em 1951, ter sido amnistiado e reintegrado no Exército na situação de reserva, continuou sempre a manifestar-se contra o Estado Novo.

Por outro lado, no campo literário, Sarmento de Beires integrou o movimento Seareiro (1925-1931) e foi autor de várias obras, duas das quais sobre as suas viagens aéreas. Morreu no Porto, em 9 de Junho de 1974.