Biografias // BOTELHO, Abel Acácio de Almeida (1856-1917)

BOTELHO, Abel Acácio de Almeida (1856-1917)
Oficial do Exército, escritor, dramaturgo, jornalista e diplomata

Nasceu em Tabuaço a 23 de Setembro de 1856 e morreu em Buenos Aires a 24 de Abril de 1917. Oficial do Exército foi, porém, como escritor e dramaturgo que se distinguiu. No campo literário, seguidor da escola realista, revelou preocupações de carácter social retratando a miséria do seu tempo. No teatro com algumas das suas peças escandalizou plateias pelo seu tom crítico e representação crua e dura da realidade.

Juntamente com João Chagas, Columbano Bordalo Pinheiro e Ladislau Pereira fez parte da comissão encarregada, após a implantação da República em 5 de Outubro de 1910, de proceder à escolha da nova bandeira nacional. Foi, ainda, jornalista e diplomata, tendo falecido na Argentina quando aí representava o nosso País.