Biografias // MARTINS, Luís Augusto Ferreira (1875-1967)

MARTINS, Luís Augusto Ferreira (1875-1967)
Oficial do Exército, historiador e escritor

Nasceu em Lisboa em 7 de Abril de 1875 e aí morreu em 27 de Setembro de 1967. Frequentou o Colégio Militar, a Escola Politécnica de Lisboa e a Escola do Exército onde se formou em Artilharia (1893/95), tendo, ainda, tirado o curso de Estado-Maior.
Participou na expedição enviada a Moçambique (1897/98) e anos mais tarde na que partiu para França, durante a Primeira Guerra Mundial, integrado o CEP e no qual desempenhou as funções de subchefe do estado-maior. Depois do regresso a Portugal foi chefe do estado-maior do Governo do Campo Entrincheirado de Lisboa (1919/26). Atingiu o generalato em 1930 e de 1936 a 1940 foi administrador-geral do Exército.

A par da sua carreira militar desenvolveu intensa actividade cívica e cultural, tendo sido autor de diversos livros, dos quais se destacam Portugal na Grande Guerra (direcção e colaboração), História da Expansão Portuguesa no Mundo (colaboração), A Cooperação Anglo-Portuguesa na Grande Guerra, 1914-18 e História do Exército Português. Colaborou, ainda, com numerosos jornais e revistas, nacionais e estrangeiras e instituições, como a Liga dos Combatentes, o Sport Algés e Dafundo, a Sociedade de Geografia de Lisboa, a Cruz Vermelha, a Sociedade Portuguesa de Escritores, entre outras.