Biografias // GIL, José César Ferreira (1858-1922)

GIL, José César Ferreira (1858-1922)
Comandante militar em Moçambique

Nasceu em Celorico da Beira a 1 de Novembro de 1858.Ingressou na Escola do Exército onde cursou Infantaria. Prestou serviço na Escola Prática de Infantaria, tendo sido seu 2º comandante e no Colégio Militar onde leccionou e foi seu director. Quando era comandante do Regimento de Infantaria n.º 29, localizado em Braga, enfrentou uma grave insubordinação da qual saiu gravemente ferido, mas que lhe valeu a medalha de prata de valor militar.

Em Dezembro de 1915 atingiu o generalato e no ano seguinte partiu para Moçambique, a 3 de Junho, no comando da expedição militar enviada àquela colónia. Combateu no Rovuma até 10 de Outubro de 1916, data em que regressou à metrópole.
Destacou-se também no campo das letras, tendo publicado numerosas obras, tanto de cariz técnico e histórico.
Morreu em 15 de Agosto de 1922.