Biografias // CABRAL, Artur Freire Sacadura (1881-1924)

CABRAL, Artur Freire Sacadura (1881-1924)
Oficial da Armada e aviador

Nasceu em Celorico da Beira a 23 de Abril de 1881 e depois de se ter distinguido nos estudos na Escola Politécnica ingressou na Escola Naval. Porém, foi à aviação - que nos seus primórdios em Portugal não tinha uma existência autónoma encontrando-se integrada na Armada e no Exército - que dedicou grande parte da sua vida.

Em 1918 foi nomeado director dos Serviços da Aeronáutica Naval; em 1921 realizou, com Gago Coutinho e Ortins de Bettencourt, a viagem Lisboa-Madeira; em 1922 efectuou, com Gago Coutinho, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, marco determinante na aviação mundial. A travessia iniciou-se em 30 de Março de 1922, em Belém, no hidroavião "Lusitânia". Em 17 de Junho, depois de várias escalas, chegaram à baía de Guanabara. Sacadura Cabral morreu em 15 de Novembro de 1924, num desastre, quando pilotava um avião, de Amesterdão para Lisboa.