Biografias // TEIXEIRA, Francisco Gomes (1851-1933)

TEIXEIRA, Francisco Gomes (1851-1933)
Professor, Matemático

Nasceu em São Cosmado, em 28 de Janeiro de 1851 e morreu em 8 de Fevereiro de 1933. Embora tendo sido preparado para a vida sacerdotal, formou-se em Matemática pela Universidade de Coimbra, em 1874. Doutorado no ano seguinte, iniciou a carreira docente universitária, tornando-se catedrático em 1880. Paralelamente à carreira universitária, e ainda durante a Monarquia, foi deputado em diversas legislaturas. Com a implantação da República, e em sequência da reforma que fez criar as Universidades de Lisboa e Porto, assumiu funções como primeiro reitor desta última, onde permaneceu até 1918.

No quadro científico, foi considerado um cientista notável e o ‘primeiro Matemático da Península Ibérica', tendo desempenhado um papel fundamental quer no âmbito da investigação científica como em matéria de ensino e divulgação do seu trabalho, promovendo uma verdadeira ‘cultura científica'; dirigiu o Jornal de Ciências Matemáticas (criado em 1877) e os Anais Científicos da Academia Politécnica do Porto (fundado em 1905); fez parte do processo de reorganização dos estudos matemáticos e da reforma universitária.

Foi sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa a partir de 1876 e em 1878 foi nomeado terceiro astrónomo do Observatório Astronómico de Lisboa, embora só permanecendo no cargo durante quatro meses.