Biografias // RIBEIRO, Álvaro Augusto Manuel Nunes (1878-1933)

RIBEIRO, Álvaro Augusto Manuel Nunes (1878-1933)
Oficial de Marinha

Nasceu em 1878 e morreu em 1933. Ingressou na Escola Naval em 1898, tornando-se oficial de Marinha. Desenvolveu estudos em Electrónica e Radiocomunicações aplicadas às comunicações navais, apostando no desenvolvimento da TSF. Associou-se, logo em 1912, à defesa do contrato assinado entre o Governo português e a Marconi's Wireless Telegraph Company, Ltd.

Em 1918 foi nomeado Director do Posto Radiotelegráfico da Armada em Monsanto, o segundo equipado com sistema Marconi.
Em 1923 liderou a organização da Direcção do Serviço de Electricidade e Comunicações (D.S.E.C.), acumulando a sua chefia com as funções anteriores no Posto de Monsanto. Procurou também estimular o ensino na área pela criação da Escola de Radiotelegrafia e Comunicações de Monsanto.