Biografias // ATHIAS, Marck (1875-1946)

ATHIAS, Marck (1875-1946)
Médico investigador

Nasceu no Funchal, em 11 de Dezembro de 1875 e morreu em 1946. Concluiu o curso na Escola Médica de Lisboa em 1905, onde seguiu a carreira científica.

Na investigação médica, dedicou-se sobretudo às áreas da Fisiologia e Oncologia, a partir das quais produziu uma vasta obra científica. Foi preparador de Histologia e Fisiologia, também da Escola Médica de Lisboa, a partir de 1903, e tornou-se Professor catedrático de Fisiologia em 1910. Foi ainda director do Instituto de Fisiologia e membro da comissão directora do Instituto do Cancro (nomeado logo em 1923, na altura em que o Instituto foi criado).

Contribuiu em grande medida para a reforma do ensino médico realizada em 1911 (integrando a chamada "geração médica de 1911"), em particular no que se refere à criação de Institutos e respectivas condições de trabalho.

Integrou também a Liga de Educação Nacional, movimento associativo de carácter pedagógico formado ainda durante a I República. Na transição da Ditadura Militar para o processo de consolidação do Estado Novo, assumiu a presidência da Junta de Educação Nacional entre 1931 e 1934.