Biografias // JORGE, Ricardo de Almeida (1858-1939)

JORGE, Ricardo de Almeida (1858-1939)
Médico higienista

Nasceu no Porto a 9 de Maio de 1858 e faleceu em Lisboa a 29 de Junho de 1939. Formado em Medicina na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, em 1879, destacou-se como médico higienista e professor de Higiene da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e das Escolas Médico-Cirúrgicas de Lisboa e do Porto.

Foi membro do Conselho Superior da Higiene Pública da Direcção-Geral de Saúde e Beneficência Pública (até à reforma do Ministério do Interior de 9.2.1911) e depois da Direcção-Geral de Saúde, onde veio a ocupar o cargo de director-geral de Saúde, transitando do extinto cargo de inspector-geral dos Serviços Sanitários. Foi ainda responsável pelos Serviços Municipais de Saúde e Higiene da Câmara Municipal do Porto e senador ao Congresso da República em 1918-1919. Também colaborou com a Assistência Nacional aos Tuberculosos, da Liga Nacional contra a Tuberculose e do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana.

Foi o principal dinamizador da publicação constante das estatísticas fisiológicas da população portuguesa. O Decreto de 24 de Dezembro de 1901 que colocou em vigor o Regulamento Geral dos Serviços de Saúde e Beneficência Pública foi implementado devido aos seus trabalhos preparatórios, vigorando vários anos sem reforma ou revisão.