Biografias // GENTIL, Francisco Soares Branco (1878-1964)

GENTIL, Francisco Soares Branco (1878-1964)
Médico

Nasceu em Alcácer do Sal a 27 de Fevereiro de 1878 e faleceu em Lisboa a 13 de Outubro de 1964. A sua paixão pela medicina levou-o a uma carreira distinta como médico e professor. Regeu as cadeiras de Medicina Operatória, Patologia e Clínica Cirúrgica, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Foi para os Estados Unidos, onde se especializou em Oncologia. Foi em 1907 que Portugal começou a dar os primeiros passos na luta contra o cancro. Foi director do Hospital de S. José (1913), quando a criação da Comissão Médica dos Hospitais pelo Decreto n.º 126, de 9 de Setembro de 1913 implicou a direcção colegial dos Hospitais Civis de Lisboa, encabeçada pelos directores das suas unidades hospitalares.

Fundou em 1927 o primeiro instituto inteiramente dedicado ao estudo e tratamento desta doença. O Instituto Português de Oncologia (IPO) revolucionou a forma como os pacientes eram tratados. Foi nomeado director da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e presidente da Sociedade de Ciências Médicas.