Biografias // ALMEIDA, Simões de (sobrinho) (1880-1950)

ALMEIDA, Simões de (sobrinho) (1880-1950)
Escultor

Nasceu em Figueiró do Vinhos em 1880 e morreu em 1950. José Simões de Almeida, conhecido por Simões de Almeida (sobrinho) por distinção do tio seu homónimo, formou-se na Escola de Belas-Artes de Lisboa em 1903, onde veio a leccionar.

Esculpiu bustos e monumentos, executando os baixos-relevos do Monumento ao Marquês de Pombal (na Praça do mesmo nome em Lisboa), o frontão do Palácio de São Bento, os bustos do Duque de Ávila e Bolama, de Fontes Pereira de Melo e da República, bem como as alegorias à Constituição e à Justiça (no interior do mesmo Palácio), e as estátuas Relembrando e Escrava (ambas no Museu do Chiado). Foi, ainda, responsável pelo Monumento às viúvas dos combatentes da Grande Guerra (Cascais - 1925).