Centenário da Revolução de Outubro assinalado com congresso e exposição

Lisboa

Em Novembro, o IHC assinala o Centenário da Revolução de Outubro com um grande congresso – III Congresso Internacional Karl Marx – e uma exposição – Margem Esquerda: A Revolução Russa e a Cultura Científica em Portugal no século XX.

O congresso decorre nos dias 2, 3 e 4 de Novembro, na NOVA FCSH, conta com a participação de oradores de uma dezena de países e traz a Portugal, como convidados, o filósofo  Alberto Toscano (da Goldsmiths College, University of London) e o historiador Yuri Slezkine (University of California - Berkeley). Para além das habituais palestras e sessões paralelas, este congresso contará ainda com uma série de mesas-redondas, concentradas no último dia – sábado.

A exposição é inaugurada também no dia 2, pelas 18h30, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa, tendo sido comissariada pelos investigadores José Pedro Sousa Dias, Maria de Fátima Nunes e Ângela Salgueiro. A exposição, que resulta de uma colaboração entre o IHC e o MUHNAC, visa abordar a relação entre a ciência e a cultura científica em Portugal, o pensamento progressista e a ciência soviética, integrando este debate no contexto do centenário da Revolução Russa.

Ao longo do ano de 2017, o IHC e o CES – Universidade de Coimbra promoveram um programa de iniciativas evocativas do Centenário da Revolução de Outubro, representado estas duas o culminar do programa.