Foteini Vlachou - In memoriam

É com profundo pesar que o IHC noticia o falecimento de uma das suas investigadoras, Foteini Vlachou, que em Janeiro de 2016 ingressou na sua equipa, enquanto bolseira de pós-doutoramento.

Doutorada pela Universidade de Creta, Foteini Vlachou encontrava-se radicada em Portugal há vários anos, sendo também docente convidada do Departamento de História de Arte da FCSH/NOVA. No âmbito do IHC, a Foteini desenvolvia um projecto sobre identidades nacionais e imperiais na cultura visual da Península Ibérica e da América Latina em finais do século XIX. O questionamento das visões analíticas baseadas na dicotomia centro-periferias era estruturante do seu trabalho, sendo o objecto de um outro pós-doutoramento para o qual tinha sido financiada ("What time for the periphery?", no ICI Berlin Institute for Cultural Inquiry). Também no IHC, a Foteini dinamizou o seminário 'art in the periphery' e impulsionou o colóquio Romanticism in the Peripheries.

O empenho colocado na concretização dos seus objectivos académicos, num contexto já de grande adversidade pessoal, impressionou enormemente os colegas que lhe eram mais próximos e todo a equipa do IHC. À família da Foteini, e muito especialmente ao seu marido e filho, endereçamos os nossos mais sentidos pêsames.