O IHC evoca a adesão à CEE e promove obra póstuma de Medeiros Ferreira

Ministério dos Negócios Estrangeiros

No dia 28 de Março, o IHC assinala os 40 anos da apresentação formal do pedido de adesão de Portugal à CEE, a 28 de Março de 1977, com o colóquio "Uma Missão Estratégica do Portugal Democrático", organizado em colaboração com outras instituições académicas e diplomáticas.

O colóquio decorrerá no Palácio das Necessidades (Ministério dos Negócios Estrangeiros) e contará com intervenções de académicos e actores diplomáticos contemporâneos dos eventos. A abertura estará a cargo de Margarida Marques, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e o fecho a cargo de Jorge Sampaio, Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações e antigo Presidente da República, que apresentará o livro "José Medeiros Ferreira – Memórias Anotadas".

A obra póstuma do historiador e político foi coordenada pela historiadora do IHC Maria Inácia Rezola, e pelos familiares de Medeiros Ferreira, Maria Emília Brederode dos Santos e Miguel Medeiros Ferreira. Em nota enviada à imprensa, Maria Inácia Rezola destaca o facto do curto mandato como Ministro dos Negócios Estrangeiros, de apenas quatro meses, se caracterizar pela clarificação da política externa e "pela definição do posicionamento externo de Portugal como país ocidental, europeu e atlântico", um paradigma que perdura até à actualidade, "perpetuando o contributo visionário de José Medeiros Ferreira para o Portugal democrático".

Esta jornada é uma iniciativa do IHC, do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Instituto Europeu da FDUL e do IPRI-NOVA.

Imagem cedida pela Dra. Maria Emília Brederode dos Santos.