Projectos em Curso // Participação no projecto Europeana Sounds

• Investigadores responsáveis:
    Maria Fernanda Rollo (IHC-FCSH/UNL)
  • Coordenação:
    Geral: Richard Ranft (British Library)
    Portugal: Maria Fernanda Rollo (IHC- FCSH/UNL)
  • Equipa:

Salwa Castelo Branco (Departamento de Ciências Musicais FCSH/UNL e Presidente do INET-md, da FCSH/UNL)
    Ruy Vieira Nery (Dep. Ciências Musicais FCSH/UNL e Fundação Calouste Gulbenkian)
    Ana Paula Guimarães (IELT - FCSH/UNL)
    Maria Inês Queiroz (IHC-FCSH/UNL)

• Parcerias:
    Sabhal Mor Ostaig – Reino Unido
    Statsbiblioteket – Dinamarca
    Oesterreichische Nationalbibliothek – Áustria
    Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa – Portugal
    Comhaltas Ceoltoiri Eireann – Irlanda
  • Financiado por:
    Comissão Europeia, 7.º Programa Quadro
  • Data de início:
    Fev 2014
  • Data de fim :
    Jan 2017
  • Duração:
  • Resumo:

O projecto Europeana Sounds foi lançado no dia 1 de Fevereiro de 2014. Este projecto de três anos, co-financiado pela Comissão Europeia, dará acesso, até Janeiro de 2017, a uma massa crítica de conteúdos sonoros digitais. Mais de 540 000 registos em alta definição serão disponibilizados online através da Europeana, da música clássica e tradicional aos sons do mundo natural e ainda a memória oral.

Coordenado pela British Library, o projecto reúne como parceiros 24 bibliotecas nacionais, instituições ligadas ao som, centros de investigação e Universidades, distribuídos por 12 países europeus.

Os conteúdos seleccionados no âmbito deste projecto ilustram a riqueza e variedade do património sonoro europeu: performances de música clássica e contemporânea cujo atractivo é intemporal e universal; música e contos tradicionais; efeitos sonoros, ambientes sonoros e sons da natureza; línguas, pronúncias, dialectos e memórias orais. Estas recolhas reflectem a diversidade de culturas, histórias e línguas e a criatividade dos povos europeus ao longo dos últimos 130 anos.

O Europeana Sounds alargará o acesso a um vasto conjunto de conteúdos que ilustram o papel desempenhado pelos sons na paisagem social, cultural e científica dos nossos tempos. Desde os dialectos perdidos aos sons de ambientes naturais em vias de extinção ou à música contemporânea, o Europeana Sounds aproximar-nos-á do passado recente no tempo presente, unidos em torno de um património auditivo comum. Boa parte deste património nasceu na era dos direitos de autor e a sua preservação para as gerações futuras deverá avançar no sentido do livre acesso a materiais ainda protegidos por direitos. Estes sons formam um novo campo da nossa cultura partilhada e o principal desafio será garantir o seu acesso ao grande público nesta era digital.

*confinanciado pela Comissão Europeia no quadro do Programa de apoio estratégico às tecnologias da informação e da comunicação, ligado ao Programa-Quadro para a competitividade e inovação.

• Links: