Projectos em Curso // José Relvas: elaboração de uma biografia política, organização de um volume de inéditos (Documentos Políticos) e edição crítica das suas Memórias Políticas

• Investigadores responsáveis:
    João Bonifácio Serra
  • Data de início:
    Janeiro de 2007
  • Resumo:
    José Mascarenhas Relvas nasceu na Golegã em 1858 e faleceu em Alpiarça em 1929. Abastado e culto empresário agrícola, era também, nas vésperas do 5 de Outubro de 1910, um dos mais destacados líderes do Partido Republicano. Desempenhou elevados cargos na República: deputado constituinte e senador, Ministro, embaixador em Madrid, chefe de Governo.
    O objecto da investigação é a intervenção e o pensamento políticos do militante e governante e tem por finalidade a elaboração de uma biografia política, a publicação de documentos do arquivo pessoal de José Relvas (correspondência e outros textos de interesse para a história política) e a organização de uma edição crítica das suas Memórias Políticas.

Fontes
    O desenvolvimento da investigação implica a realização de uma pesquisa sistemática no arquivo do José Relvas que se encontra no Museu da Casa dos Patudos. As condições muito precárias do ponto de vista da segurança e do tratamento arquivísticos em que se encontra determinam que o trabalho tenha de decorrer em simultâneo com uma intervenção técnica especializada, que entretanto a Câmara Municipal de Alpiarça, por proposta do autor do projecto, aceitou efectuar. A orientação dessa intervenção foi contratualizada com a Câmara Municipal e está integrada neste projecto.

Enquadramento institucional
    O projecto integra-se nas actividades do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na linha orientada pelo Professor Doutor António Reis.
    Além do apoio da Câmara de Alpiarça e da Casa-Museu dos Patudos, materializado nas modalidades acima referidas, este projecto conta com o apoio editorial da Assembleia da República. aprovado em Outubro de 2006.

Prazos
    O projecto entrou em execução em Janeiro de 2007. As edições deverão estar preparadas para entrar em pré-impressão em Junho de 2008, figurando no plano comemorativo do centenário da República.
    A biografia política deverá ser concluida até Outubro de 2009.
  • Actividades e Publicações:
    A biografia de José Relvas abordará, de forma analítica e interpretativa, os diversos aspectos pelos quais se desdobrou, sucessivamente, a sua intervenção política: como porta-voz da contestação das politicas agrárias de finais do século XIX, como dirigente republicano antes do 5 de Outubro(1907-1910), como Ministro das Finanças do Governo Provisório (1910-1911), como embaixador em Madrid (1911-1913), como parlamentar (1913-1915), como referência de um grupo de republicanos críticos não-alinhados (1915-1919), como Presidente do Ministério (1919) e como observador cada vez mais distanciado da vida política republicana (1919-1927).
    A edição de documentos de José Relvas contemplará em princípio duas obras: Memórias Políticas de José Relvas e Correspondência e Documentos Políticos de José Relvas. A primeira retoma as Memórias publicadas em 1975, acompanhadas desta vez do comptente aparelho crítico. A segunda será constituída por Cartas, entrevistas, intervenções parlamentares, relatórios, na sua maioria inéditos,  acompanhados de notas de enquadramento e de esclarecimento sobre os acontecimentos e pessoas referidos.
    Serão elaborados índices remissivos, designadamente o onomástico, para ambas as obras. Delas constarão também uma bibliografia activa e passiva de José Relvas. Ambas incluirão igualmente ilustração, com recurso sempre que possível a fotografias inéditas do espólio da Casa dos Patudos ou do arquivo de Carlos Relvas (Golegã e Arquivo Nacional de Fotografia).