Projectos Concluídos // História do Instituto Camões

• Coordenação:
    Maria Fernanda Rollo
  • Equipa:
    Maria Fernanda Rollo, Ângela Salgueiro, José Pereira, Tiago Brandão e Maria Inês Queiroz.
  • Parcerias:
    Multimédia, cartografia e site:
    João Figueira de Sousa (coord., IDE-FCSH/UNL), Sónia Galiau, Carla Telésforo e André Fernandes
  • Financiado por:
    Instituto Camões
  • Data de início:
    Abril 2007
  • Data de fim :
    Março 2009
  • Duração:
  • Resumo:

Em Março de 2007 foi assinado um protocolo entre o IC e a FCSH/UNL tendo em vista o desenvolvimento de iniciativas nos domínios da investigação histórica, análise do património histórico, realização de actividades culturais e científicas, elaboração de estudos históricos e programas de divulgação relacionados com a História do IC, considerando a sua actividade crucial na área da política cultura externa portuguesa, bem como da investigação e intercâmbio científicos no período contemporâneo.

• Actividades e Publicações:

-Relatórios de Actividades semestrais
    -Bases de dados históricas, com grelha temática e motores de busca, reunindo toda a informação recolhida, organizada e indexada.

-Participação em reuniões científicas:
    Maria Fernanda Rollo, "Planear e mandar fazer ciência" comunicação ao Segundo workshop anual Host

Maria Fernanda Rollo, Guidelines and Purposes of the National Education Board (from 1920’s to World War II), Science, Technology and Fascism, ICS, June 14-15, 2007.

-Website:
    História do Instituto Camões: http://www.instituto-camoes.pt/historia-do-ic

- Exposições:
    “História do Instituto Camões (1929-2009)”- Novembro 2008.
    “80 Anos do Instituto Camões” – Janeiro 2009.

- Publicações:
    ROLLO, Maria Fernanda, QUEIROZ, Maria Inês, BRANDÃO, Tiago, SALGUEIRO, Ângela, Ciência, Cultura e Língua em Portugal no Século XX. Da Junta de Educação Nacional ao Instituto Camões, INCM, Lisboa, 2012.