Projectos Concluídos // Marconi em Lisboa

• Investigadores responsáveis:
    Maria Fernanda Rollo
  • Equipa:
    Maria Fernanda Rollo, Ana Paula Pires, Paula Meireles, Sandra Araújo e Maria Inês Queiroz
  • Grupo de Investigação:
    Economia, Sociedade, Património e Inovação
  • Financiado por:
    Instituto de História Contemporânea, Fondazione Guglielmo Marconi (ligada à Universidade de Bolonha) e Fundação Portugal Telecom
  • Data de início:
  • Resumo:
    Projecto enquadrado por um protocolo de colaboração entre a Fondazione Guglielmo Marconi e o IHC/FCSH e entre a Fondazione Guglielmo Marconi (Bolonha) e a Fundação Portugal Telecom - protocolos destinados a enquadrar a promoção e realização de iniciativas e projectos de investigação, envolvendo troca de informação, partilha de pesquisas e resultados de investigação.

A evolução das radiocomunicações portuguesas e das respectivas ligações intercontinentais e coloniais está intimamente ligada à expansão da rede Marconi cuja história remonta aos primeiros sucessos experimentais em TSF, obtidos pelo inventor italiano em 1895. A abordagem ao estudo das comunicações sem fios em Portugal envolve várias grelhas de análise, das quais se destacam a importação e transferência de tecnologia, a estratégia de formulação das redes de comunicações, a relação entre o poder político e o desenvolvimento comercial das radiocomunicações, o impacto científico, técnico, económico e cultural do novo meio de comunicação. Todas estas temáticas estão associadas à presença de Marconi em Portugal, desde a introdução do seu primeiro equipamento no País em 1910, passando pela discussão do contrato de concessão com a Companhia Marconi britânica a partir do mesmo ano, as visitas de Guglielmo Marconi a Portugal e a constituição da Companhia Portuguesa Rádio Marconi (CPRM) em 1925, empresa cuja actividade atravessou todo o século XX português.
  • Actividades e Publicações:

Estão em curso e previstas as seguintes iniciativas:

- participação de Portugal nas comemorações do centenário da atribuição do Prémio Nobel da Física a Marconi (1909-2009) através de várias iniciativas, entre as quais: exposição Marconi em Lisboa;
    - constituição de um projecto de investigação sobre Marconi em Portugal;
    - preparação de conteúdos específicos:
    - livro sobre Marconi em Lisboa
    - preparação de conteúdos para a página www da Fondazione Guglielmo Marconi
    - criação de um projecto de investigação sobre o desenvolvimento das telecomunicações na sequência das iniciativas empresarias decorrentes da descoberta de Marconi a partir de Portugal para as suas antigas colónias em África e para outros espaços, nomeadamente de expressão oficial portuguesa e em especial o Brasil, observando e reflectindo o papel desempenhado por Portugal, em partícula pela Companhia Portuguesa Rádio Marconi (CPRM), na introdução e desenvolvimento das telecomunicações em África;
    - criação de uma rede temática europeia (1ª fase) / intercontinental (2ª fase) de investigação sobre a presença da Marconi na Europa e no Mundo; rede coordenada por Portugal e Fundação Marconi tendo como objectivos:
    - preparação de conteúdos disponíveis para a comemoração do centenário da atribuição do Prémio Nobel da Física a Marconi;
    - criação de bases de dados históricas, com grelha temática e motores de busca, reunindo informação bibliográfica, cronológica, iconográfica sobre a Marconi nos diversos países - iniciativa que seria centralizada em Lisboa;
    - realização de um encontro científico internacional reflectindo experiências Marconi / TSF nos diversos países envolvidos, com publicação de actas;
    - desenvolvimento de uma exposição virtual, interactiva (DVD e www);
    - criação de uma página www para divulgação dos diversos conteúdos – incluindo as bases de dados e biografia Guglielmo Marconi, história empresarial e tecnológica Marconi no Mundo, tecnologia, experiências nacionais – tecnológicas e empresariais.

• Links:
    Fundação Portugal Telecom – História e Património - http://www.fundacao.telecom.pt
    Sitio Marconi - http://www.fundacao.telecom.pt
    World Wide Marconi (em construção) - www.wwmarconi.eu