Investigadores // CV Leonardo Aboim Pires

História da Ciência, Instituições e Políticas Científicas
História dos Regimes Corporativos

Formação Académica

Mestrando em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese A Junta Nacional das Frutas: corporativismo, desenvolvimento industrial e modernização agrícola no Estado Novo (1936-1974), sob a orientação científica de Maria Fernanda Rollo e de Dulce Freire, desde Setembro de 2015.

Licenciatura em História, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, concluída em Junho de 2015 (média final de curso de 16 valores).

Actividade Profissional e Científica

Investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Investigador da REPORT(H)A - Rede Portuguesa de História Ambiental.
Lista de Projectos de investigação em curso

Desde Junho de 2016 - Membro da equipa de investigação do projecto Os Constituintes, coordenação científica de Maria Fernanda Rollo (IHC-FCSH/UNL), Paula Borges Santos (IHC-FCSH/UNL) e Ivo Veiga (IHC-FCSH/UNL).
Entidade Promotora: Assembleia da República.

Lista de Projectos de investigação concluídos

Setembro de 2013 a Janeiro de 2014 - Membro da equipa de investigação do projecto Portugal e a I Guerra Mundial, coordenação científica Maria Fernanda Rollo (IHC/FCSH-UNL) e Ana Paula Pires (IHC/FCSH/UNL).
Entidade Promotora: Instituto de História Contemporânea.

Julho a Setembro de 2013 - Membro da equipa de investigação do projecto Lisboa em 1890, coordenação científica de Daniel Alves (IHC/FCSH-UNL).
Entidade Promotora: Instituto de História Contemporânea.

Publicações Capítulos Livros

«José Augusto de Almeida Oliveira Baptista», «Luís Eugénio Filipe», «Dorilo Jaime de Figueiredo Seruca Inácio», «Emídio Pedro Águedo Serrano», «Eurico Faustino Correia», «Manuel Ferreira Monteiro», «Amílcar de Pinho», «José Manuel da Costa Bettencourt», «Antídio das Neves Costa», «António Coutinho Monteiro de Freitas», «António Júlio Correia Teixeira da Silva», «Arnaldo Ângelo de Brito Lhamas», «Manuel Ferreira dos Santos Pato», «Pedro do Canto Lagido». In ROLLO, Maria Fernanda, SANTOS, Paula Borges e VEIGA, Ivo - Os Constituintes. Lisboa: Assembleia da República (no prelo).

Artigos em Revistas com referee

"Corporativismo e proteção laboral no Estado Novo português: o caso dos acidentes de trabalho e doenças profissionais (1936-1974)", In Oficina do Historiador, vol. 9, nº 2, 2016, pp. 79-98.

"João Pinto da Costa Leite (Lumbrales) na construção do modelo económico do Estado Novo: pensamento e ação política". In Revista de História da Sociedade e Cultura, nº 16, 2016, pp. 393-412.

Encontros científicos (comunicações por proposta)

"Trabalho, produtividade e desenvolvimento económico: debates e perspectivas da política agrária em Portugal (1945-1974)", comunicação apresentada no Seminário de Investigação Permanente do grupo Economia, Sociedade, Património e Inovação, FCSH/UNL, 1 de Fevereiro de 2017.

"Guerra e política colonial na Assembleia Nacional: o contributo das mulheres deputadas (1961-1974)", comunicação apresentada na Conferência Internacional As Mulheres e as Guerras no Mundo Contemporâneo, FCSH/UNL, 28 de Setembro de 2016.

"Modernização agrícola e inovação tecnológica no corporativismo: a Junta Nacional das Frutas (1947-1974)", comunicação apresentada no Seminário de Investigação Permanente do grupo Economia, Sociedade, Património e Inovação, FCSH/UNL, 21 de Junho de 2016.

"Hipócrates nos trópicos: as práticas médico-assistenciais no Estado Português da Índia (1869–1911)", comunicação apresentada no Congresso Políticas Sociais, Saúde e Cidadania, FCSH/UNL, 17 de Junho de 2016.

“Ordem estatal e relações laborais: a questão da sinistralidade no trabalho no Estado Novo (1936-1971)”, comunicação apresentada no Congresso O Centenário do Ministério do Trabalho: a institucionalização da regulação laboral, FCSH/UNL, 18 de Maio de 2016.

Organização de Eventos Científicos

Congresso Internacional Para a mesa: produção, transformação e distribuição alimentar nos séculos XIX, XX e XXI, org. com Ana Paula Pires, Cláudia Duarte, Diogo Ferreira, Filipe Silva, Inês Castaño, Luísa Metelo Seixas e Susana Domingues, FCSH/UNL, 23-25 de Fevereiro de 2017

Colóquio O sentido do gesto e a sua memória: a vida quotidiana ao longo da História, org. com André Filipe Neto, Andreia Louro e Mariana Pereira, FCSH/UNL, 13-14 de Abril de 2016

Outras Colaborações

Colaboração no Congresso No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global, na Fundação Calouste Gulbenkian, de 7 a 8 de Maio de 2015.

Colaboração nos Dias da Memória da Revolução, tendo como função a realização de entrevistas aos militares da Guerra Colonial e participantes no processo revolucionário, Quartel do Carmo, de 24 a 26 de Abril de 2015.