Investigadores // CV Rui Aballe Vieira

Investigador integrado | Mestre
História Política Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória
Áreas de Investigação

História política, diplomática, militar e social do envolvimento português na Guerra Civil de Espanha. Participação de voluntários portugueses nos dois lados em contenda nesse conflito, entendida em sentido abrangente, desde os mecanismos de recrutamento ao seu regresso, passando pela vivência em tempo de guerra. Relações entre o Estado Novo e a II República espanhola, assim como entre aquele e os militares sublevados espanhóis nos anos da Guerra Civil de Espanha. Relações entre Lisboa e Madrid nos anos do primeiro franquismo.

História da aeronáutica militar portuguesa entre o nascimento do P.M.A. (Parque de Material Aeronáutico, sedeado em Alverca), em 1919 e o final da II Guerra Mundial; interessa-me igualmente a história do nascimento, crescimento e ocaso da única unidade industrial onde chegaram a ser construídos aviões de combate em Portugal, o P.M.A. e depois O.G.M.A., sob o ponto de vista da história económica e industrial e da transferência de tecnologias do centro para a periferia, nos anos que medeiam entre a implantação da Ditadura Militar e o início da II Guerra Mundial.

Regimes autoritários e transições para a democracia nos países da Europa meridional; regimes autoritários e transições para a democracia na América do Sul. Paralelos entre os casos sul-americanos e os europeus.

Formação Académica

Mestre em História Institucional e Política Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação Tomar o Pulso ao Tigre: Missões Militares Portuguesas em Espanha, entre a vigilância e a cooperação (1934-1939).

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Lista de Projectos de investigação concluídos

Investigador em projecto no domínio da História Económica e Industrial, sobre a indústria portuense no séc. XIX, promovido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS-UM) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), sob a supervisão científica do Prof. Dr. José Manuel Lopes Cordeiro.

Lista de Outros Projectos

Investigador (Julho de 2008 a Junho 2011) no quadro da intervenção de conservação e restauro dos troços do Aqueduto das Águas Livres e do seu subsidiário das Francesas, abrangidos pelo projecto IC 17 CRIL. O trabalho de investigação documental e bibliográfica teve como resultado uma monografia sobre o Aqueduto das Francesas e o seu longo processo de edificação (presentemente no prelo).

Publicações Livros (como Autor)
(com José Miguel Sales Lluch) - Hawker Fury, Valladolid: Quirón, 2005.
Publicações Capítulos Livros
"Expectativas goradas: rearmamento e auto-suficiência industrial no Portugal de entre-guerras", in A Angústia da Influência: Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933-1945, coordenado por Fernando Clara e Cláudia Ninhos, Frankfurt am Main/Berna/Bruxelas: Peter Lang, 2014, pp. 269 - 310.
Encontros Científicos (comunicações por convite)

Organização de Eventos Científicos

Congresso Internacional sobre o envolvimento europeu na Guerra Civil de Espanha (1936 - 1939), que teve lugar de 30 de Outubro a 1 de Novembro de 2014, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Congresso internacional "A Revolução de Abril", por ocasião do 40º aniversario da Revolução do 25 de Abril de 1974, que teve lugar no Teatro Nacional D. Maria II, de 21 a 24 de Abril de 2014.

II Congresso sobre Património Industrial, subordinado aos temas Património, Museus e Turismo Industrial, organizado pela Associação Portuguesa para o Património Industrial (APPI) e a Universidade Católica Portuguesa/Escola das Artes; 22 a 24 de Maio de 2014.

I Congresso sobre Património Industrial, organizado pela Associação Portuguesa para o Património Industrial (APPI) e a Câmara Municipal de Vila do Conde; 14 a 16 de Maio de 2010.

Colaborações em Audiovisual e Multimédia