Investigadores // CV Paulo Alexandre Alves

História e Teologia
Conceção e Desenvolvimento de Software

Formação Académica

Mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa com a tese A Teologia da Fé em Hans urs Von Balthasar, aprovada com 18 valores em Novembro de 2012.

Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a tese O mercado editorial de Lisboa: opinião pública e componente religiosa (1890-1910), aprovada com 19 valores em Maio de 2015.

Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores - Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) - (2003-2015).

Doutoramento em História Contemporânea - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) - (2015 -)

Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores - Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) - (2015 -)

Actividade Profissional e Científica
Membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.
Publicações Livros (como Autor)
ALVES, Paulo Alexandre - A Teologia da Fé em Hans Urs von Balthasar: da Fé de Cristo à fé do crente. Novas Edições Acadêmicas, 2015. ISBN:978-3-8417-0295-1
Artigos em Revistas sem referee

Experiência transcendental na obra Grundkurs des Glaubens. Fundamentum. 1 (2012) 68-96.

Encontros Científicos (comunicações por convite)
O livro religioso nos séculos XIX e XX: edições e iniciativas editoriais católicas. Universidade Católica Portuguesa - Seminário de História Religiosa Contemporânea (21/09/2013).

Quirino Avelino de Jesus: um programa colonial integral. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Seminário "Revisitar o século XIX" (02/12/2013).

Portugal In Africa: The importance of Religion in Colonial driven Media (1890-1901). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Europeia - International Workshop Media & Portuguese Empire (11-12/06/2014).

Dois bispos dominicanos: Frei Domingos Maria Frutuoso e Frei Francisco Rendeiro. Sociedade de Geografia de Lisboa - Congresso Internacional: Os dominicanos no mundo luso hispânico (23-26/07/2014).

O mercado livreiro imerso no quotidiano (1890-1910). Universidade Católica Portuguesa - Workshop Internacional: Para uma metodologia do quotidiano nos séculos XVI a XIX (15-16/10/2014).

Colaborações em Audiovisual e Multimédia

Conceção, desenvolvimento e implementação do website e respetivas Bases de Dados associadas ao projeto "Crença e Cidadania", em decurso no CEHR e financiado pela FCT [a disponibilizar em breve].

Outras Colaborações

Coordenação do número especial da revista Ecclesia sobre "Caridade, Justiça e Solidariedade".

Revisão editorial da obra SÉRVULO CORREIA, Margarida - O caso de Barbacena: um pároco de aldeia entre a monarquia e a República. Lisboa: CEHR, 2013.

Revisão editorial e uniformização da Revista Lusitania Sacra (2013).