Investigadores // CV Ana Margarida de Brito Cravosa

Ana Margarida de Brito Cravosa
Investigador integrado | Licenciado
Ciência, estudos de historia, filosofia e cultura cientifica (cefhci)
Áreas de Investigação

História, História Contemporânea, História da Saúde, História da Ciência

Formação Académica
15/09/2004 – 24/06/2008 – Licenciatura Pré-Bolonha em História, variante investigação, pela Universidade de Évora.
01/09/2008 – 01/06/2012 – Mestranda do Mestrado “Politicas de Bem-Estar em Perspectiva: Evolução, Conceitos e Actores” / “Master in Health and Society EM Dynamics of Health and Welfare”, na Universidade de Évora e Universidade de Linkoping (Suécia), com cadeiras feitas.
Actividade Profissional e Científica

01/10/2008 - 30/09/2009 – Bolseira do projecto PTDC/HAH/68482/2006, designado por “Os utentes do sistema de assistência entre a população de Évora: a importância das bases de dados demográficas (1535-1800)”, financiado pela FCT, e coordenado pela Profª. Doutora Laurinda Abreu (CIDEHUS – Universidade de Évora). Tendo em vista a reconstrução do sistema de caridade, saúde e bem-estar de Évora e identificar as apropriações ao longo de mais de três séculos. Permitindo assim uma reconstrução das redes de assistência (institucional, social, familiares). Contribuindo, numa perspectiva de longa duração, para a reflexão da sociedade contemporânea sobre sistemas de bem-estar, integração de emigrantes e auxilio às populações vulneráveis. No qual participou no levantamento de dados demográficos em livros paroquiais, do século XVI ao XVIII.

01/04/2010 - 30/10/2010 - Tarefeira do projecto PTDC/HAH/68482/2006, designado por “Os utentes do sistema de assistência entre a população de Évora: a importância das bases de dados demográficas (1535-1800)”, financiado pela FCT, e coordenado pela Profª. Doutora Laurinda Abreu (CIDEHUS – Universidade de Évora). No qual continuou o levantamento de dados de natureza demográfica e a sua inserção na base de dados do projecto.

01/04/2011 - 31/03/2012 - Estagiária 4ª Edição do PEPAL na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, tendo como orientadora a Drª Hermínia Santos (Programa do Castelo). Organização de um acervo único e de inegável interesse e qualidade histórica, que acompanha e repercute a actividade social e económica montemorense, desde meados do século XII até à actualidade. A função arquivística em que se focaram as actividades foi a recolha e descrição documental, cujo produto final foi a elaboração de uma base de dados como instrumento de pesquisa.

01/04/2012 – 31/11/2012 – Trabalhou como investigadora freelancer nos diferentes Arquivos de Lisboa e Évora, onde aprofundou os seus conhecimentos de paleografia.

01/02/2013 – 31/11/2013 – Bolseira de Investigação no âmbito do projecto “Reconstrução e simulação do clima de Portugal a partir de fontes documentais e instrumentais do séc. XVII ao séc. XIX (Klimhist)", coordenado cientificamente pela Professora Doutora Maria João Alcoforado (IGOT – Universidade de Lisboa), e sob orientação da coordenadora da tarefa «Observações Instrumentais» Professora Doutora Maria de Fátima Nunes (CEHFC – Universidade de Évora).  No qual tem desenvolvido pesquisas em fundos documentais no Arquivo Central da Marinha, Biblioteca Nacional, Biblioteca da Marinha, assim como a sua inserção na base de dados do projecto. Tendo participado na preparação de “outups” internacionais do projecto, nomeadamente três posteres intitulados “The restart of meteorological observations in the 19th century in Lisbon: The contribution of Marino Miguel Franzini (1779-1861)“, e “The KlimHist Project: A Project on Historical Climatology in Portugal“, apresentados no European Geosciences Union General Assembly 2013, Abril 2013, em Viena (Áustria),  "Historical Climatology in Portugal: first-year outcomes from KlimHist Project", apresentado no 13th EMS Annual Meeting & 11th European Conference on Applications of Meteorology (ECAM), Setembro 2013, em Reading (Inglaterra), e trabalhado articuladamente com a Professora Doutora Maria de Fátima Nunes e a Professora Doutora Maria João Alcoforado em «meteorologial proxy-data and instrumental data» (XVII- XIX).

Lista de Projectos de investigação concluídos

01/10/2008 - 30/09/2009 – Bolseira do projecto PTDC/HAH/68482/2006, designado por “Os utentes do sistema de assistência entre a população de Évora: a importância das bases de dados demográficas (1535-1800)”, financiado pela FCT, e coordenado pela Profª. Doutora Laurinda Abreu (CIDEHUS – Universidade de Évora). Tendo em vista a reconstrução do sistema de caridade, saúde e bem-estar de Évora e identificar as apropriações ao longo de mais de três séculos. Permitindo assim uma reconstrução das redes de assistência (institucional, social, familiares). Contribuindo, numa perspectiva de longa duração, para a reflexão da sociedade contemporânea sobre sistemas de bem-estar, integração de emigrantes e auxilio às populações vulneráveis. No qual participou no levantamento de dados demográficos em livros paroquiais, do século XVI ao XVIII.