Investigadores // CV Carlos Alves Lopes

História Militar Contemporânea
Primeira República Portuguesa

Formação Académica

Doutorando em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na vertente de História Naval.

Obteve o grau de Mestre em História Contemporânea pela Universidade Aberta em 2013, na altura em que apresentou a dissertação sobre “Os portugueses na Grande Guerra; Uma experiência de combate e de cativeiro”.

Foi Licenciado em História em 1998 e alcançou uma Pós-graduação em Estudos Portugueses (História) em 2005, ambas pela Universidade Aberta.

Actividade Profissional e Científica

Investigador no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Investigador no Centro de Investigação Naval da Escola Naval.

Provedor do Cliente do Banif - Banco Internacional do Funchal, S.A..

Responsável pelo site www.momentosdehistoria.com, onde tem vindo a publicar artigos no domínio da história militar nacional no período da Grande Guerra.

Lista de Projectos de investigação em curso

IHC: A intervenção do Exército em Moçambique na Grande Guerra

IHC: Portugal e o Bloqueio Naval na Grande Guerra (Tese Doutoramento)

IHC: História do Campo Entrincheirado de Lisboa durante a Grande Guerra

Lista de Projectos de investigação concluídos

UAb: Os prisioneiros do Corpo Expedicionário Português na Grande Guerra

Lista de Outros Projectos

CINAV: O Bloqueio Naval e a Armada (1916-1918)

Encontros científicos (comunicações por proposta)

1 de Fevereiro de 2017 – “Formas de bloqueio naval: A evolução técnica do torpedo e o fim do bloqueio naval próximo”, II Seminário de Investigação Permanente de Economia, Sociedade, Património e Inovação, Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

9 de Novembro de 2016 “A Evolução Tecnológica e o Impacto na Grande Guerra”, Jornadas do Mar 2016 - “Novos Rumos. Novos Desafios”, Escola Naval, Arsenal do Alfeite.

22 de Junho de 2016 – “A evolução tecnológica e o impacto na guerra naval a nível táctico e estratégico durante a Grande Guerra”, I Seminário de Investigação Permanente de Economia, Sociedade, Património e Inovação, Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

14 de Abril de 2016 - "Tecnologia e a guerra no mar (1914-1918)", 3º International HetSci Meeting, International Meeting "Web of Knowledge: Enconters, Spaces, Actors and Scientific Culture in the Making of the Contemporary World", Universidade de Évora.

8 de Abril de 2016 - "O Bloqueio Naval como arma estratégica de guerra", Congresso Internacional - A Guerra no Mar: combates e poder naval nos séculos XIX e XX, Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa e Câmara Municipal de Cascais.

16 de Dezembro de 2015 – “A Cruz Vermelha Japonesa: ao serviço da diplomacia e da cooperação médica durante a Grande Guerra”, International Conference – Health and the Great War,  Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,  Universidade Nova de Lisboa.

15 de Outubro de 2015 – “A 1ª Esquadrilha de Submarinos e a Defesa do Tejo”, Congresso Internacional – A Marinha e a Grande Guerra: Política e Poder Naval, Escola Naval, Arsenal do Alfeite.

14 de Outubro de 2015 – “Alemães ou germes: quais os piores inimigos em África?”, Luso-Brazilian Meeting on the History Tropical Medicine, Faculdade de Ciências e Tecnologia e Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

23 de Setembro de 2015 – “Quando a economia é uma arma, onde fica a neutralidade?”, International Conference,    Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,  Universidade Nova de Lisboa.

8 de Abril de 2015 – “O Bloqueio Naval e a Defesa do Tejo (1916-1918), Workshop - O Poder dos Pequenos e Médios Estados na Grande Guerra: Comparação Portugal-Brasil”, Instituto da Defesa Nacional, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e Instituto de Ciências Sociais.

24 de Novembro de 2014 - "A experiência do cativeiro na Europa (1917-1918), Colóquio "Prisoners of war in the twentieth century - Actors, concepts and changes", Faculdade de Ciências Sociais e Humanas,  Universidade Nova de Lisboa.

05 de Junho de 2014 - "O contratorpedeiro NRP Guadiana na Grande Guerra", III Congresso Anual de História Contemporânea, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra.

Colaborações em Audiovisual e Multimédia

Publicação do site www.momentosdehistoria.com