Investigadores // CV Ricardo Castro

Ricardo Castro
Investigador integrado | Doutorado
Ciência, estudos de historia, filosofia e cultura cientifica (cefhci)
Áreas de Investigação

História da Medicina Tropical (sécs. XIX-XX)

História das Instituições Científicas (sécs. XIX e XX)

A Medicina e a Diplomacia portuguesa

Medicina e o Estado

Formação Académica

Em 2013 concluí o meu doutoramento no âmbito do programa doutoral de História, Filosofia e Património da Ciência e Tecnologia na FCT/UNL

Em 2008 concluí o mestrado de História e Filosofia da Ciência na FCT/UNL

Em 2004 concluí a lincenciatura em Biologia - ramo científico na Universidade de Évora

Actividade Profissional e Científica

Colaborador do Projecto Gerir Coleções.

Projeto de uma equipa multidisciplinar que pretende prestar serviços na área da gestão de coleções. Contribuo no âmbito da concepção e implementação de projectos e como investigador/biógrafo institucional

Lista de Projectos de investigação concluídos

2005-2007 - "A Medicina Tropical e as Colónias Portuguesas (1887-1942), financiado pela FCT/MCTES (POCI/HCT/60184/2004), coordenado pela professora doutora Isabel Amaral (FCT/UNL).

1999-2002 - "Gestão do património natural. Estudo dos anfíbios na nova barragem do Alqueva", coordenado pelo professor Paulo Sá Sousa (Universidade de Évora).

1999-2002 - "Programa de minimização para o património natural. Estudos de biologia e ecologia dos anfíbios da nova barragem do Alqueva." coordenado pelo professor doutor Paulo Sá Sousa (Universidade de Évora).

Lista de Outros Projectos
1998 - Colaborador voluntário no projecto intitulado "Estudos de demografia da fauna herpetológica portuguesa", orientado pelo professor doutor Raymond Lecler (Universidade de Évora) e pela professora doutora Maria Helena Caetano (Faculdade de Ciências de Lisboa)
Publicações Teses

Dissertação de doutoramento intitulada "A Escola de Medicina Tropical de Lisboa e a afirmação do Estado Português nas Colónias Africanas (1902-1935).

Tese de Mestrado intitulada "Thomas Kuhn e o Relativismo"

Publicações Capítulos Livros

Castro, R. (2011). “Princípios e organização na expansão da rede sanitária de combate à doença do sono em Angola” in Isabel Amaral, Ana Carneiro, Teresa Salomé Mota, Victor Machado Borges e José Luís Dória (coord.), Percursos da Saúde Pública nos séculos XIX e XX – a propósito de Ricardo Jorge. CELOM, pp. 97-105.

Encontros Científicos (comunicações por convite)
2012 - Castro, R., “A Medicina Científica e a Política Colonial Portuguesa no início do séc. XX: a construção de uma agenda comum”, Conferência promovida pela Secção de História da Medicina da Sociedade de Geografia de Lisboa, Lisboa, Portugal, Junho de 2012.
Encontros científicos (comunicações por proposta)

2012 – Castro, R. “A actividade científica da Escola de Medicina Tropical de Lisboa e a sua função politica (1902-1935)”, III Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia, Universidade de Évora, Évora, Portugal.

2012 – Castro, R. “Entre o campo, a colecção e o laboratório: lugares e práticas na investigação da Escola de Medicina Tropical, 1902-1907”, Iº Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical. A medicina tropical nos espaços nacionais, coloniais e pós-coloniais (século XIX-XX), IHMT, Lisboa, Portugal.

2009 - Castro, R., "Princípios e organização na expansão da rede sanitária de combate à doença do sono em Angola", Conferência: Medicina, Laboratório e Sociedade – Trajectos e Expressões da História da Medicina e da Saúde Pública em Portugal – Em Homenagem a Ricardo Jorge (1858-1939), Lisboa, Portugal.

2008 - Castro, R., "Evolution of the sanitary intervention capacity of the Portuguese state in the Prince Island between 1901 and 1914", Society for the Social History of Medicine Annual Conference - History and the Healthy Population: Society, Government, Health and Medicine. Glasgow, Escócia.

2007 - Amaral, I. & Castro, R., "The Environmental challenge on Portuguese Tropical Medicine: eradication of sleeping sickness in Prince Island (1902-1923)", Annual Conference European Association for the History of Medicine and Health, London, Inglaterra.

2007 - Castro, R., "A medicina e a colonização científica: o discurso dos congressos coloniais (1901-1930)", Workshop "A outra face do império", Centro de História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da U.N.L., Monte da Caparica, Portugal.

2000 – Castro, R., “Habitat selection in a wide-scale for 4 species of Anuran, in an area of study of the Alentejo, Portugal” in comunicação em poster no VI Congress Luso-Espanhol de Herpetologia, Valência, Espanha.

Organização de Eventos Científicos

2012 - Iº Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical. A medicina tropical nos espaços nacionais, coloniais e pós-coloniais (século XIX-XX), IHMT, Lisboa, Portugal.

2000 - IIº Congresso Nacional de Estudantes de Biologia, Universidade de Évora.

Consultoria Científica
Colaborador do Museu do IHMT desde 2011.