Investigadores // CV Patrícia Gomes Lucas

História dos Partidos Políticos

Representação política

Formação Académica

2013 (desde) - Doutoranda em História Contemporânea (FCSH-UNL)

2013 - Mestre em História Contemporânea (FCSH-UNL)

2010 - Licenciada em História (FCSH-UNL)

Actividade Profissional e Científica

Investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL)

Bolseira de investigação no projecto "Counting Colonial Populations. Demography and the use of statistics in the Portuguese Empire, 1776-1875" (CHAM-FCSH-UNL)

Bolseira de investigação no projecto “Grupos empresariais em Portugal durante o Estado Novo” (FE-UNL)

Colaboradora no projecto de investigação “O Desenvolvimento das Infra-estruturas Europeias de Navegação, Estradas e Caminhos-de-Ferro: Um Sistema de Informação Geográfica para a História da Integração Europeia (1825-2005)” (IHC-FCSH-UNL)

Prémios e Distinções

Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho – Jovens Talentos: Poesia, 2012/2013, Câmara Municipal de Loures.

Prémio Literário José Luís Peixoto 2014, Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Publicações Teses
Conde de Casal Ribeiro: um percurso político no liberalismo oitocentista (1846-1896), dissertação de mestrado em História Contemporânea, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2012.
Publicações Capítulos Livros
LUCAS, Patrícia Gomes, "A Liderança e as Lideranças do Partido Regenerador", Actas do IX Encontro Nacional de Estudantes de História, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014, pp.167-183. (ebook)
Encontros Científicos (comunicações por convite)

“Conde de Casal Ribeiro: pensamento e acção de um político oitocentista”, Palestra Grandes Vultos da Comarca da Sertã: Os Viscondes de Oleiros e os Condes de Casal Ribeiro, Casa da Comarca da Sertã, 26 de Fevereiro de 2013.

"O Partido Regenerador: agendas políticas e facções internas (1871-1910)", Seminário Revisitar o Século XIX, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 20 de Maio de 2013.

"Methodologies and challenges for population censuses in the Portuguese Empire, 1750-1875", Séminaire Histoire de la Famille, Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, 10 de Dezembro de 2015.

Encontros científicos (comunicações por proposta)

“Casal Ribeiro e a liderança do Partido Regenerador (1851-1879)”, conferência Portugal nos Últimos Dois Séculos – I Conferência Internacional de Jovens Investigadores em História Contemporânea Portuguesa, ISCTE – IUL, 21 de Junho de 2012.

“A questão social no fim do século XIX: a perspectiva do Conde de Casal Ribeiro”, XXXII Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social, ISCTE – IUL, 16 de Novembro de 2012.

“O Partido Regenerador nos últimos dias da Monarquia (1907-1910)”, II Congresso Anual de História Contemporânea, Universidade de Évora, 17 de Maio de 2013.

"A liderança e as lideranças do Partido Regenerador (1851-1910)", IX Encontro Nacional de Estudantes de História, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 10 de Abril de 2014.

"A época de ouro da política conservadora europeia: Partido Regenerador e Partido Conservador, uma perspectiva comparada (1866-1887)", III Congresso Anual de História Contemporânea, Faculdade de Economia de Coimbra, 6 de Junho de 2014.

"Aritmética política e estatística da população no Império Português (1750-1820). Uma abordagem preliminar dos territórios de S. Paulo (Brasil), Angola e Goa", X Colóquio Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano, Universidad de Cádiz, 4 de Setembro de 2014.

"The demography of São Tomé and Príncipe (1758-1822)",I International Workshop The Demography of the Portuguese Empire. Sources, methods and results (1776-1822), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, NOVA University of Lisbon, 8 de Setembro de 2014.

"A opinião pública e a política oitocentista: o Partido Regerador e o Governo da Fusão", XXXIV Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, NOVA University of Lisbon, 15 de Novembro de 2014.

"The demography of Sao Tome and Principe (1822- 1875): disruptions and continuities", Final International Workshop The Demography of the Portuguese Empire. Sources, methods and results (1822-1875), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, NOVA University of Lisbon, 10 de Setembro de 2015.

"The Conservatives in Parliament: Political Parties and Parliamentary Representation in 19th Century Portugal", European Social Science History Conference, University of Valencia, 2 de Abril de 2016.

Organização de Eventos Científicos

Membro da comissão organizadora do Workshop «Uma visão para além dos números. Tráfico e escravatura em Angola e Congo nos séculos XVII a XIX», Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, NOVA University of Lisbon, 25 de Junho de 2014.

Membro da comissão organizadora do I International Workshop «The Demography of the Portuguese Empire. Sources, methods and results, 1776-1822», Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, NOVA University of Lisbon, 8 e 9 de Setembro de 2014.

Membro da comissão organizadora do Workshop «Fontes e métodos para o estudo das populações na América Portuguesa. Séculos XVII a XIX», Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, NOVA University of Lisbon, 11 de Novembro de 2014.