Investigadores // CV Cláudia Figueiredo

Iberian and Latin American Studies - School of Arts
Birkbeck College - University of London
Formação Académica

2011: Mestre em História Contemporânea (FCSH-UNL) com a tese Arte, Redenção e Transformação: a experiência da Sociedade Teatro Livre (1902-1908), sob orientação científica de José Neves.

2007: Licenciatura em História (FCSH-UNL)

Actividade Profissional e Científica

Desde Abril de 2012: Bolseira de doutoramento (FCT) em Birkbeck College - University of London. Desenvolve um projecto intitulado A Luta em Cena: culturas proletárias, teatro e emancipação no início do século XX em Portugal, sob orientação científica de Luís Trindade.

Abril de 2010 - Janeiro 2012: Bolseira no projecto de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia PTDC/HIS-HIS/102287/2008 - «A Nova República no Pós-Guerra (1919-1926): o caso português em perspectiva comparada na Europa do Sul», do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, e coordenado pelo Professor Doutor Fernando Rosas.

Março 2008 - Março 2010: Livreira na Livraria Bertrand (Chiado)

Publicações Capítulos Livros
Figueiredo, Cláudia (2013). “A Construção de uma Frente Estética: o projecto da Sociedade Teatro Livre (1902-1908)” in De Pé sobre a Terra: Estudos Sobre a Indústria, o Trabalho e o Movimento Operário em Portugal. Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa - Universidade Popular do Porto. 385-409.
Artigos em Revistas com referee

"A Diferença em Perspectiva: representações das gentes brasílicas no legado dos jesuítas Fernão Cardim e Simão de Vasconcelos" in Espacio, Tiempo y Forma, Serie IV - Historia Moderna, Madrid, UNED, número 22, ano 2009, 131-149.

“The Stage of Mars: representations of the First World War and its social effects on Portuguese dramaturgy” in e-journal of Portuguese History, Vol. 11, number 2, Winter 2013, 74-92.

Artigos em Revistas sem referee
"Os Usos do Palco: o proletariado e o teatro no início do século XX" in Ubiletras - revista on-line do Departamento de Letras da Beira Interios. Nº 4. Dezembro de 2013. 23-40.
Encontros Científicos (comunicações por convite)

27 de Março de 2014 - "Teatro e Anarquismo em Portugal no início do século XX", no Colóquio Pensamento Libertário - Passado, Presente e Futuro, realizado pelo Grupo de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (Covihã)

13 de Outubro de 2012: "A emancipação pela arte: algumas considerações acerca da constituição de uma linguagem estética libertária (1919-1927)" - Colóquio Anarquismo: História, Teoria e Política, organizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

27 de Fevereiro de 2012: “No Palco de Ares: as representações da Primeira Grande Guerra e dos seus efeitos no Teatro” - Colóquio Internacional da Primeira República no Pós-Guerra, promovido pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa

21 de Outubro de 2011: "A Construção de uma Frente Estética: o projecto da Sociedade Teatro Livre (1902-1908)" - Encontros de Investigadores Locais divulgação de estudos monográficos: Áreas Industriais e Comunidades Operárias (III sessão: O Mundo do Trabalho em Lisboa e Vale do Tejo), promovido pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa e pela Universidade Popular do Porto.

9 de Fevereiro de 2011: "O Teatro Social no pós-Guerra: algumas considerações em torno da peça «Adão e Eva» de Jaime Cortesão" - Congresso da Primeira República no Pós-Guerra, promovido pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa.

Encontros científicos (comunicações por proposta)

21 de Novembro de 2013 - "Da produção à criação: o teatro como forma de emancipação do proletariado urbano do início do século XX", no Colóquio Internacional Teatro: Estética e Poder, realizado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre 21 e 23 de Novembro de 2013.

13 de Março de 2013 - "Os Usos do Palco: o proletariado e o teatro no início do século XX em Portugal", no âmbito do I Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal, decorrido entre 13 e 15 de Março de 2013 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.