Investigadores // CV Cátia João Matias Trindade

Áreas de Investigação

Ciências da Informação e da Documentação: Arquivística

Formação Académica

Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação - variante: Arquivo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (2010 - 2013).

Curso de Especialização em Ciências da Informação e da Documentação - variante: Arquivo, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa (ISLA) (2005 - 2007).

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001 - 2005).

Actividade Profissional e Científica

Arquivista (atividade desenvolvida através da atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, da FCT), no projeto "Organização e Inventário do Arquivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia", na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (desde 2009).

Investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea (IHC), desde 2009.

Lista de Projectos de investigação em curso
Participação no projeto "Organização e inventário do Arquivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia".
Encontros científicos (comunicações por proposta)

Projeto de tratamento do Arquivo de Ciência e Tecnologia. Coparticipação na comunicação no Workshop "História e memória do desporto", organização: Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade Nova de Lisboa,Comité Olímpico de Portugal; Lisboa,10 de abril de 2014.

Um contributo para a digitalização do Arquivo de Ciência e Tecnologia. Coparticipação na comunicação no II Encontro de Arquivos Contemporâneos – Investigação e Arquivos Digitais, organização: Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, Fundação Mário Soares e CETAC – Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (FL-UP); Lisboa, 22 e 23 de outubro de 2013.

O Arquivo de Ciência e Tecnologia. Um contributo para a História da Ciência. Coparticipação na comunicação no Encontro Internacional de Arquivos – Instituições, Arquivos e Sistemas de Gestão de Informação na Era Pós-Custodial, organização: Arquivo Municipal de Loulé, CIDEHUS da Universidade de Évora, Centro Hospitalar do Algarve,
Arquivo Municipal de Olhão; Algarve, 4 e 5 de outubro de 2013.

A importância do estudo e descrição das entidades produtoras de arquivos, através da elaboração de Registos de Autoridade Arquivística (RAA). Comunicação no I Encontro de Arquivos Contemporâneos - Entre Paradigmas: da custódia ao labirinto, organização: Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares e CETAC – Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (FL-UP); Lisboa, 25 e 26 de outubro de 2012.

(http://encontro-arquivos-contemporaneos.blogspot.pt/p/apresentacoes.html)

Colaborações em Audiovisual e Multimédia

Design e desenvolvimento, em coloboração, do blog "Workshop Arquivos Universitários" (em Wordpress.com), em linha desde junho de 2013.

Design e desenvolvimento, em colaboração, do blog "Encontro Arquivos Científicos" (em Wordpress.com), em linha desde abril de 2014.