Investigadores // CV Ana Filipa Pires Coelho

Janeiro 2008

Doutorando

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

História da produção cinematográfica em Portugal durante o Estado Novo.

Novembro 2000 - Novembro 2002

Pós-graduado

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Mestrado em História do Século XX.

Outubro 1996 - Julho 2000

Licenciado

História (ramo científico).

Lista de Projectos de investigação concluídos

Participação no projecto de investigação sobre a História da Tobis Portuguesa, do Instituto de História Contemporânea, coordenado pela Prof. Doutora Maria Fernanda Rollo, de Dezembro de 2005 a Outubro de 2007. Investigação e recolha documental em arquivos e bibliotecas de carácter público e privado; compilação, catalogação e análise da informação recolhida; classificação e incorporação dos resultados da investigação realizada em bases de dados. Co-autoria nos textos e nos conteúdos disponibilizados no site da Empresa.

Encontros Científicos (comunicações por convite)

Apresentação da comunicação Tobis Portuguesa: inovação técnica e cultural nos anos 30, no XXXI Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social, sob o tema Economia e Instituições: Perspectivas Históricas, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, dia 19 de Novembro de 2011.

Apresentação do Projecto da Tese de Doutoramento na master class organizada pela IAMHIST (International Association for Media and History), que decorreu no dia 16 de Janeiro de 2009, no British Universities Film and Video Council (BUFVC), em Londres.

Apresentação da comunicação Tobis Portuguesa: entre a “Política do Espírito” e a indústria cultural, no âmbito do II Seminário de Investigação sobre Cultura de Massas em Portugal no Século XX, dia 7 de Novembro de 2006, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Outras Colaborações

Participação, como investigadora, na exposição D. Amélia, uma Rainha um Museu, inaugurada dia 23 de Maio de 2006, no Museu Nacional dos Coches.

Colaboração na elaboração da exposição comemorativa do Centenário do Museu Nacional dos Coches 1905-2005 – Lisboa há Cem Anos.