Edições do IHC // Encontro Curadoria Digital
Encontro Curadoria Digital
  • Encontro Curadoria Digital
    Estratégias e experiências: Atas
  • Ana Alves Pereira, Madalena Ribeiro, Paula Meireles, Pedro Penteado (Coord.)
  • -
  • Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
  • Lisboa
  • Setembro de 2017
  • 81 pág.
  • ISBN / ISSN: 978-972-96844-9-4
  • Idioma: Português
  • Excerto (Introdução):

A grande quantidade de informação produzida em formato digital é uma realidade, seja por questões de digitalização ou de produção de documentos nado - digitais. A constante evolução tecnológica lança desafios em termos de preservação e acesso à informação a longo prazo, perspetivando a existência de novas práticas em termos de gestão, manutenção e preservação da informação.
    Os repositórios institucionais vocacionados para a divulgação e o acesso aberto à produção científica, bem como a existência de outros r epositórios de informação com interesse público, incluindo os que possuem conteúdos culturais, potenciam a necessidade da sua preservação a longo prazo. Pretende - se estimular a implementação de políticas de ciência aberta e governo aberto, orientadas para a promoção do acesso e reutilização dos dados e da informação, a transparência e a democratização do conhecimento.
    É neste contexto que se impõe a curadoria d igital , que inclui a gestão da informação desde a sua produção em ambiente digital, a produção da metainformação, a organização e avaliação da informação, a definição de boas práticas de digitalização, a preservação digital, entre outras atividades que possibilitam o acesso continuado e integral aos dados. Trata - se de uma nova área interdisciplinar qu e abrange as várias etapas do ciclo de vida da informação e que deve envolver e desafiar decisores, investigadores, gestores de repositórios, profissionais da informação/documentação, técnicos de digitalização, entre outros.

Descarregar o livro (PDF)