Seminários // Estudos Contemporâneos - Ciclo de Conferências

Datas: 19 de Outubro a 30 de Novembro de 2017

Ciclo de conferências organizado por José Neves e Luís Espinha da Silveira, com o objectivo de complementar a formação curricular dos mestrandos e doutorandos em História Contemporânea da NOVA FCSH.

Nesta primeira edição, o ciclo terá quatro sessões que, para além da sua variedade temática, se desenvolvem em torno do eixo Nação, Revolução e Ideologia.

Complementar à formação curricular dos mestrandos e doutorandos em História Contemporânea, do Departamento de História, este ciclo de conferências está aberto à participação de estudantes e investigadores de História de outros períodos, de outras áreas científicas e de outras instituições. O ciclo abre um espaço de discussão do trabalho de historiadores e outros cientistas sociais que têm desenvolvido investigação de grande relevância para o conhecimento do período contemporâneo.

Todas as sessões decorrem na Sala Multiusos 3 do Edifício ID.

Programa:

19 Outubro | 18h00

O conceito de Revolução — Com Fátima Sá e Melo Ferreira (ISCTE-IUL)

3 Novembro | 14h00

From Soviet Historiography to the Jewish Century — Com Yuri Slezkine (UC Berkeley)

6 Novembro | 18h00

Comparative Political Theory: A Postcolonial Critique — Com Sanjay Seth (Goldsmiths, University of London)

30 Novembro | 18h00

Nação e Nacionalismo — Com Fernando Catroga (Universidade de Coimbra)