Seminários // Ciclo de Seminários "História da Saúde e da Medicina"

Datas: 21 de Fevereiro a 30 de Maio de 2017

Segunda edição do ciclo de seminários organizado por Helena da Silva (IHC-FCSH/NOVA) e Ricardo Castro (IHC-FCSH/NOVA).

Este ciclo pretende abrir um debate historiográfico sobre a História da Saúde e da Medicina, numa perspectiva pluridisciplinar e num contexto espácio-temporal alargado.

Nas diferentes sessões será apresentada a investigação em curso pelos conferencistas, com o intuito de promover o conhecimento e a reflexão na História da Saúde e da Medicina.

Diferentes vertentes serão abordadas, quer uma visão científica e prática, quer em termos políticos, sociais e institucionais.

21 de Fevereiro - Sala 0.06

Laurinda Abreu (CIDEHUS – UÉ)
"O percurso das formações médicas no Portugal Moderno"

7 de Março - Sala Multiusos 3

Bruno Barreiros (CHAM-FCSH/NOVA)
"Controvérsias Terapêuticas na Medicina Portuguesa: o Período do Romantismo"

21 de Março - Sala Multiusos 3

Alexandra Marques (IHC-FCSH/NOVA)
"O Instituto Bacteriológico Câmara Pestana: Ciência Médica e Cuidados de Saúde (1892-1899)"

4 de Abril - Sala Multiusos 3

Iona McCleery (University of Leeds)
"Wounds in late medieval Portugal"

18 de Abril - Sala Multiusos 3

Daniela dos Santos Silva (CIES; ISCTE-IUL)
"As Imagens do Hospital entre médicos e administradores - Discursos do século XIX"

2 de Maio - Sala Multiusos 1

Carlos Branco (CFCUL)
Título a confirmar

16 de Maio - Sala Multiusos 3

Samuël Coghe (Justus Liebig University)
"Sleeping Sickness Control and the Politics of Mass Chemoprophylaxis in Portuguese Colonial Africa"

30 de Maio - Sala Multiusos 3

Rui Pereira (IHC-FCSH/NOVA)
"Ricardo Jorge, o mal-amado. A organização dos serviços de saúde militar nas vésperas da participação portuguesa na Guerra de 1914-1918"

Pode descarregar o programa completo (PDF) AQUI.

Consulte a página oficial do seminário para mais informações.