Seminários // Seminário da Oficina de História e Imagem

Datas: a partir de 4 de Outubro de 2016

Uma iniciativa do Grupo de Investigação em Cultura, Identidades e Poder do IHC.

A Oficina de História e Imagem (OHI) quer ser um lugar de reflexão e debate entre criadores, investigadores e arquivistas de diferentes áreas do saber que se interessam pelo papel da imagem (fotografia, cinema, artes visuais) na mediação do passado. Através da organização de encontros de diferentes formatos, a OHI pretende estimular uma reflexão transdisciplinar sobre as metodologias analíticas, os desafios teóricos e as responsabilidades políticas inerentes ao uso de imagens para a construção do conhecimento histórico.

Os seus promotores têm diferentes percursos, especializações e objectos de pesquisa, fazendo parte do Grupo de Investigação "Cultura, Identidades e Poder" do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

CONSULTE A PÁGINA OFICIAL DA OHI

Sessões (em actualização):

4 de Outubro: "O Fotógrafo errante: A arte e a ciência nas imagens estereoscópicas de Francisco Afonso Chaves (1857-1926)", por Vítor dos Reis (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa). Comentários de Maria de Fátima Nunes (IHC-FCSH/NOVA).

8 de Novembro: "'Todas nós temos na vida uma ilusão mais querida... Um sonho cor-de-rosa': Propaganda e (não-)imagens do casamento nos filmes de 'comédia à portuguesa'", por Bruno Marques (Instituto de História de Arte - FCSH/NOVA). Comentários de Luís Trindade (IHC-FCSH/NOVA).

9 de Fevereiro: "Image, Ballet and the Cold War", por Stéphanie Gonçalves (Université libre de Bruxelles).

6 de Abril: "Cinematic Identification and Uses of the Past", por Maria Brock (Centre for Baltic and East European Studies and the School of Cultural and Critical Theory at Södertörn University, Estocolmo)

4 de Maio: "Da cultura visual na produção de distinção: A vida musical lisboeta na imprensa ilustrada 1903-1933", por Filipe Gaspar, Mariana Calado e Paula Gomes Ribeiro (CESEM – FCSH/NOVA).