Seminários // Seminário "Marcas do Império – Colonialismo e Pós Colonialismo na Época Contemporânea"

Datas: de 2 de Novembro de 2016 a 18 de Maio de 2017

Seminário organizado por Maria José Lobo Antunes (ICS), Mário Machaqueiro (IHC-FCSH/NOVA), Paulo Jorge Fernandes (IHC-FCSH/NOVA) e Pedro Aires Oliveira (IHC-FCSH/NOVA).

Sobre este ciclo:

Nos últimos anos tem-se assistido a um interesse crescente, no âmbito das ciências sociais em Portugal, por temáticas relacionadas com o colonialismo português e com as marcas que o mesmo deixou naquilo que designamos como pós-colonial. Áreas de investigação como a história, a antropologia e a sociologia, mas também os estudos literários e os estudos culturais, têm vindo a abordar o colonialismo e a guerra colonial nas suas mais diversas vertentes: a história política e militar do “império” e da sua preservação defensiva; a legitimação ideológica e as estratégias de representação ou de simbolização identitária do colonialismo; a construção e colaboração dos saberes científicos, particularmente da ciência antropológica, ao serviço da ordem colonial; as políticas coloniais de controlo e governança das populações; a manipulação do étnico e do religioso por essas mesmas políticas; as estratégias de resistência do colonizado e as lutas anticoloniais; as vicissitudes da inserção do sistema colonial português no quadro das relações internacionais; os impactos da experiência colonial nas trajectórias pós-coloniais da emigração e nos padrões de integração em Portugal dos imigrantes de países lusófonos. Se determinadas abordagens optam por focar aspectos específicos, como a mobilização dos aparelhos repressivos e da intelligence no combate aos movimentos nacionalistas, outras procuram desenvolver métodos comparativos de modo a inserir o colonialismo português na lógica global dos colonialismos europeus, identificando eventuais cumplicidades e a circulação de técnicas de poder entre os diferentes sistemas de dominação colonial. Muitos destes trabalhos de investigação têm vindo também a desafiar e a reconfigurar conceitos, repensando metodologias, ao mesmo tempo que questionam as próprias noções de colonialidade e pós-colonialidade.

Tendo em mente estes desenvolvimentos, o IHC e o CRIA vêm propor, com o presente seminário, um espaço de reflexão e de diálogo em torno das mais recentes linhas de investigação dedicadas ao colonialismo português. Investigadores nas áreas da História e da Antropologia apresentarão os resultados das suas pesquisas, numa óptica formativa que visa três objectivos:

- Evidenciar a actualidade, indissociavelmente científica e política, de uma abordagem do colonialismo em geral, e do português em particular;

- Ilustrar a pluralidade das formas de análise do objecto colonial;

- Mostrar a inovação conceptual e metodológica da investigação que se tem centrado na problemática colonial.

Programa:

Dia 2 de Novembro: "Entre Macau e Hollywood: O colonialismo português no cinema e na televisão americana dos anos 1950", com Rui Lopes (IHC-FCSH/NOVA);

Dia 9 de Novembro: "Conhecer para dominar, dominar para explorar. A 'ocupação científica' no colonialismo português", com Rui M. Pereira (IHC-FCSH/NOVA);

Dia 23 de Novembro: "Sector Privado Colonial: Migrações Forçadas, Vigilância Laboral e Soberania Empresarial", com Teresa Furtado (IPRI-FCSH/NOVA);

Dia 24 de Fevereiro: "Uma escravidão sem fim? Equívocos e lacunas na história do trabalho na África colonizada (século XX): o caso de Angola", com Maria da Conceição Neto (Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, Angola).

Dia 9 de Março: "Coffee, Cash, and Consumption in Angola: rethinking commodity production in the Global South", com Jelmer Vos (Old Dominion University, Virgínia, EUA)

Dia 23 de Março: "Imperialismo(s) e anti-imperialismo na Ásia durante a Segunda Guerra Mundial: O caso de Macau", com Helena F. S. Lopes (Universidade de Oxford, Reino Unido)

Dia 6 de Abril: "The BBC and India", com Chandrika Kaul (Universidade de St. Andrews, Escócia)

Dia 20 de Abril: "Sinais de Vida. Cartas da Guerra 1961-1974", com Joana Pontes (CEI-ISCTE-IUL)

Dia 18 de Maio: "Writing Mozambique's history", com Jeanne Penvenne (Tufts University, EUA)

Pode descarregar o cartaz do programa AQUI (PDF).