Cursos de Verão // XXV Curso de Verão do IHC: "Punir o Inimigo"

Coordenação: Paula Borges Santos, Irene Flunser Pimentel e Fernando Rosas (IHC - NOVA FCSH)
Local: NOVA FCSH | Edifício ID, Sala Multiusos 3
Datas: 11 e 12 de Outubro de 2017

ENTRADA LIVRE

Seguindo a tradição do IHC, regressa o Curso de Verão, desta feita para a sua 25ª edição!

O tema deste ano é "Punir o Inimigo: Justiça Política nas Ditaduras e Democracias do Século XX", e a coordenação científica está a cargo de Paula Borges Santos, Irene Flunser Pimentel e Fernando Rosas.

Quais foram os "inimigos" dos Estados ditatoriais e democráticos do século XX euro-americano? Que construções simbólicas dos inimigos foram feitas nessas diferentes experiências políticas históricas? Como actuaram os regimes para isolar, silenciar ou eliminar política e socialmente os seus inimigos? O chamado direito penal do inimigo é uma criação da actualidade ou pode ser observado em perspectiva histórica?
São estas as interrogações orientam o curso deste anos e que vão permitir analisar questões como: a violência institucionalizada, a actuação e instrumentos das instituições políticas e judiciais, as fronteiras da legalidade e da ilegalidade, as violações dos direitos humanos, as ligações entre memória, direito e lei.

O programa está organizado em torno de quatro eixos principais: perseguições, processos, amnistias e processos de reconciliação.

ENTRADA LIVRE

Consulte o programa resumido abaixo ou descarregue o PDF aqui, com todos os detalhes.

PROGRAMA RESUMIDO

11 OUTUBRO

I. A SEGURANÇA DOS ESTADOS

"A segurança dos Estados e a construção do crime político na Europa do século XX" - Pedro Bacelar de Vasconcelos (Universidade do Minho)