Cursos de Verão // Os Tempos da Guerra Peninsular 1808–1814

Coordenação científica: Prof. Doutor Fernando Dores Costa
Local: Palácio Nac. da Ajuda, Sala Dom Carlos
Data: 24-27 de Setembro de 2008
Ao contrário de uma ideia que em tempos se quis construir, a guerra não foi frequente em terras portuguesas, em contraste como o que aconteceu na Europa Central. As populações não tinham, em geral, memória vivida da última situação de perigo bélico.

A chamada Guerra Peninsular constituiu o único conflito em que Portugal foi o local escolhido para a confrontação de exércitos estrangeiros e, consequentemente, alvo das devastações em larga escala provocadas pelas suas movimentações preparatórias e pelas batalhas travadas. Desde o final de Novembro de 1807, Portugal passou a estar militarmente integrado no sistema continental do Império de Napoleão, então no seu auge. As revoltas em Espanha, até então aliada desse Império, e depois em Portugal alteraram esta situação. Desde 1808 e, mais claramente, durante os dois anos seguintes, Portugal tornou-se o local de afirmação de uma contra-ofensiva britânica contra Napoleão, na direcção da qual se vai destacar a figura de Wellington.

Num país debilitado pela perda da ligação comercial ao Brasil, pelas medidas de bloqueio à Inglaterra e de debilitação de quaisquer formas de resistência, as populações vão sofrer dramaticamente os efeitos das exigências militares, nomeadamente os das violentas formas da retaliação por actos de resistência e também os do deslocamento forçado dos povos e da compulsiva destruição de recursos.
A descida aos infernos da guerra deu-se em Portugal entre 1808 e 1810.

24-09-2008
4.ª-feira

RECEPÇÃO AOS PARTICIPANTES
Fernando Rosas (presidente do IHC), Isabel Silveira Godinho (directora do PNA), João Sáàgua (director do IMC)

15:00
SESSÃO INAUGURAL LA GUERRA DE LA INDEPENDENCIA ESPAÑOLA: RASGOS DISTINTIVOS DE LA CRISIS BÉLICA
Enrique Martínez Ruiz (Universidade Complutense de Madrid)

15:45
PORTUGAL, CENÁRIO TERRITORIAL OU NAÇÃO AUTÓNOMA NO CONTEXTO DAS GUERRAS PENINSULARES?
António Pedro Vicente (FCSH/UNL)

16:30
PORTO DE HONRA

25-09-2008