Congressos e Colóquios // Conferência internacional "Prisioneiros de guerra portugueses do século XX"

Organização: Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa
Local: NOVA FCSH, Lisboa
Datas: 16 e 17 de Abril de 2018
CHAMADA PARA TRABALHOS

Durante o século XX, milhares de militares e paramilitares portugueses foram feitos prisioneiros enquanto combatiam. Alguns viveram largos meses em cativeiro sujeitos a uma alimentação deficiente, a doenças, maus tratos e trabalhos forçados, ao isolamento e ao esquecimento. Muitos morreram nos campos de prisioneiros, devido a doença, a ferimentos mal curados, por suicídio ou assassinados pelos seus carcereiros. Outros, nunca regressaram ao país por vontade própria ou por terem sido impedidos. De vários, nunca mais se conheceu o seu paradeiro.

A experiência destes militares e paramilitares enquanto prisioneiros de guerra está pouco estudada configurando uma lacuna na historiografia portuguesa. Por ocasião do centenário da Grande Guerra e com o objectivo de estimular a investigação académica sobre a temática, este congresso internacional apresenta-se como um espaço de debate interdisciplinar onde se pretende analisar as diversas questões associadas à detenção de militares e paramilitares portugueses em contexto de luta armada. Quer em conflitos nos quais Portugal esteve oficialmente envolvido, como a I Guerra Mundial, as guerras imperiais e de descolonização (ou mesmo o caso particular de Timor entre 1941-45), quer naqueles em que portugueses integraram forças militares ou paramilitares de países estrangeiros (como no caso da Guerra Civil espanhola).

Descarregar chamada (PDF)

Inscrição:

€ 30 – Oradores (inclui dois almoços, coffee breaks e certificado de participação)
€ 10 – Estudantes e público em geral (inclui coffee breaks e certificado de presença)

A Comissão Científica e os palestrantes convidados serão anunciados em breve.

Comissão Organizadora:

Ana Paula Pires (IHC – NOVA FCSH e Universidade de Stanford)
António Paulo Duarte (IHC – NOVA FCSH e Instituto de Defesa Nacional)
Fátima Mariano (IHC – NOVA FCSH)
Maria José Oliveira (IHC – NOVA FCSH)
Pedro Aires Oliveira (IHC – NOVA FCSH)
Rui Aballe Vieira (IHC – NOVA FCSH)
Teresa Nunes (IHC – NOVA FCSH e FLUL)

Apoio:

Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial