Congressos e Colóquios // V Encontro Anual “A Europa e o Mundo” - A Europa e a Guerra Fria: Mutações e Rupturas

Organização: CEIS20 e IHC-FCSH/NOVA
Local: Universidade de Coimbra
Datas: 5 e 6 de Abril de 2017
PROGRAMA JÁ DISPONÍVEL

Conferência de abertura:

Europa, Ciência, Guerra Fria: a presença das (in)visibilidades científicas
Maria de Fátima Nunes (IHC-FCSH/NOVA; Universidad de Évora)

Conferência de fecho:

Velhos e Novos Impérios? A Guerra Fria e a descolonização
Pedro Aires de Oliveira (IHC-FCSH/NOVA)

Pode ver/descarregar o programa completo AQUI.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa está em pleno declínio. Nesta situação difícil, intensifica-se o confronto entre as duas Europas.
Frente ao expansionismo soviético, os países da Europa Ocidental voltam-se para os Estados Unidos, que lhes confere ajuda económica e protecção militar.
A reconstrução da Europa é então objecto de um vasto debate.
Sob a pressão dos movimentos europeístas, os debates fortalecem-se mais rapidamente a partir de 1948 com vista à reconstrução da Europa e da paz na Europa. O clima de “Guerra Fria” está bem presente desde 1946.
A Europa estava então condenada à divisão? Depois de períodos de grande tensão, depois das grandes crises como a da Hungria em 1956, de Berlim em 1960-1961, de Praga em 1968 e em Dezembro de 1981 o estado de guerra na Polónia, encetam-se iniciativas para que se retomasse o diálogo Este-Oeste em que se perspectiva uma nova arquitectura europeia.
Os acontecimentos de 1989, fazendo deste ano um lugar de memória europeu, conduziram a profundas mutações, não só na Europa Central e Oriental, mas também, na Europa Ocidental. O ano de 1989 levantou, com particular acuidade, a questão dos laços reais entre integração europeia e democratização.

As línguas de trabalho são o Português, Inglês e Francês. Não haverá tradução simultânea.

Taxas de inscrição:

* 30 € Académicos e Investigadores com comunicação
* 20 € Académicos e Investigadores sem comunicação
* 10 € Estudantes
* Investigadores do CEIS20-UC e IHC isentos

COMISSÃO CIENTÍFICA:

Maria Manuela Tavares Ribeiro (FLUC - CEIS20)
Maria Fernanda Rollo
(IHC-FCSH/NOVA)