Livros // A Grande Guerra nos Açores
  • Centro República
  • Idioma: Português
  • Sinopse:

De uma guerra inicialmente longínqua, o estrangulamento das exportações açorianas rapidamente se faria sentir nos mercados tradicionais, entretanto em guerra. A presença de esquadras de superfícies em águas dos Açores desapareceria com a mesma rapidez com que a inicial neutralidade protegera as embarcações alemãs nos portos das ilhas. A presença de submarinos alemães no seu mar, a partir de 1915, reforçaria os receios militares que clamavam por meios desde o início do conflito, atingindo-se o clímax com o bombardeamento de Ponta Delgada em Julho de 1917. Detentores de um importante mar, dois importantes portos, um Depósito de Concentrados Alemães e de estações de cabo telegráfico ou de T.S.F., os Açores tornar-se-iam alvo da atenção dos E.U.A., e da tentativa do Estado de ombrear com a implantação de uma base americana na mesma cidade. Contudo, a vida dos açorianos tornara-se madrasta: da escassez das importações e exportações e das graves dificuldades financeiras e de defesa que transformara camponeses em soldados sem recursos, o fim da guerra radicalizar-se-ia ainda mais com combates no mar e uma gripe "espanhola" que trespassaria o arquipélago.

Sobre o autor:

Sérgio Alberto Fontes Rezendes nasceu em 21 de Abril de 1975, em Ponta Delgada, cidade onde sempre viveu e estudou. É licenciado em História e Ciências Sociais (Via Ensino) e Mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento pela Universidade dos Açores. Entre 2001 e 2010 foi sub-diretor do Museu Militar dos Açores tendo passado pelo Museu Militar de Lisboa e Arquivo Histórico Militar, onde realizou arquivística. Actualmente é professor da Universidade dos Açores e do Colégio do Castanheiro em Ponta Delgada, e Doutor em História Insular e Atlântica (séculos XV-XX) pela mesma universidade com o tema de dissertação "Receios, privações e miséria num ambiente de prevenção armada: ecos da II Guerra Mundial nos Açores".