Livros // A Bem da Nação
  • ISBN / ISSN: 9789724419480
  • Idioma: Português
  • Sinopse:

A Bem da Nação. As Representações Turísticas no Estado Novo entre 1933 e 1940 é uma reflexão sobre as rotinas turísticas praticadas em Portugal, nos primeiros anos do regime de António de Oliveira Salazar, e tem por objetivo a demonstração de que o turismo era entendido nesta altura como mais um veículo de divulgação e de validação da nova ideologia. Esta investigação atribui, por essa razão, um especial enfoque ao papel desempenhado por António Ferro, o responsável pela imagem da ?Nação? entre 1933 e 1949, e às iniciativas que apadrinhou nesse âmbito e demonstra que nos primeiros anos do Estado Novo o regime nacionalizante de Salazar usou o turismo para divulgar as suas lições ideológicas a nacionais e a estrangeiros.

Sobre a autora:

Maria Cândida Cadavez é doutorada em Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade de Ciências da Cultura pela Universidade de Lisboa; pós-graduanda em Direito do Património Cultural na Faculdade de Direito de Lisboa. Investigadora Integrada no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Grupo de Investigação: Economia, Sociedade, Património e Inovação. Investigadora Colaboradora no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Linha de Investigação: Arte, Cultura e Cidadania. Áreas de investigação: Estudos de Turismo, história do turismo, representações e ideologia(s), inovação e criatividade turísticas vs. Globalização.