« Novembro 2017 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom

Ciclo "Arquivos de Família & Investigação em História"
NOVA FCSH | Edifício ID, Sala Multitusos 2
8 de Setembro de 2017

Uma co-organização do IEM - Instituto de Estudos Medievais, CHAM - Centro de Humanidades e IHC - Instituto de História Contemporânea.

Um ciclo centrado nas potencialidades e desafios que os arquivos representam para a escrita da História, tanto na perspectiva dos historiadores como na dos arquivistas.

Divide-se em três sessões: a primeira dedicada à investigação em História Medieval (8 de Setembro), a segunda à investigação em História Moderna (13 de Outubro) e a terceira à investigação em História Contemporânea (9 de Novembro).

PROGRAMA (8 Setembro):

10h00 > Abertura

10h15 > Entre patrimoine privé, érudition et État: les vicissitudes des papiers de ministres de la monarchie française (moyen-âge tardif – âge moderne)
Olivier Poncet (École Nationale des Chartes)

11h00 > «e mostrarom duas arcas hua vaçia e na outra andavam cartas». Os Fundos Monásticos como Arquivos de Família na Idade Média
José Augusto Sottomayor-Pizarro (FLUP)

11h30 > A utilização de inventários antigos para o conhecimento da produção documental familiar: questões e metodologia
Maria de Lurdes Rosa (IEM-NOVA FCSH)

12h00 > Coffee break

12h15 > Quando o arquivo de família fez toda a diferença… O caso dos Nogueiras em Lisboa (finais do séc. XIII-primeira metade do séc. XV)
Mário Farelo (IEM-NOVA FCSH)

12h45 > Da construção do arquivo à construção da “casa”: estruturas institucionais de configuração do corpo familiar (sécs. XIV-XVII)
Rita Sampaio da Nóvoa (CEPESE-FLUP)

13h15 > Debate

13h45 > Almoço

15h00 > João Martins Ferreira: um mercador-cavaleiro a partir do seu arquivo
Fernando Mouta (FLUP)

15h30 > Da história do(s) arquivo(s) familiar(es) à história da Casa nobre: um estudo de caso a partir do arquivo “Viscondes de Vila Nova de Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima”
Filipa Lopes (IEM-NOVA FCSH; École Nationale des Chartes)

16h00 > A importância do arquivo Almada e Lencastre Bastos para o estudo da história medieval portuguesa
Alice Gago (IEM-NOVA FCSH)

16h30 > Debate

Frequência no ciclo mediante inscrição individual em cada sessão.

A informação relativa às inscrições nas sessões de História Moderna e História Contemporânea será disponibilizada em breve.

Inscrição na sessão dedicada à investigação em História Medieval:

Estudantes e alumni NOVA FCSH: €7,5

Estudantes de outras universidades: €12

Público em geral: €15

Procedimento para inscrição na sessão dedicada à investigação em História Medieval:

As inscrições devem ser efectuadas por email, para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , com a indicação do nome, NIF e morada do participante, juntamente com o envio do comprovativo de pagamento da inscrição.

Caso se aplique, deve ser igualmente enviada cópia de comprovativo de estudante (para efeitos de desconto na inscrição).

O pagamento de inscrições pode ser feita através de transferência bancária ou presencialmente, no Instituto de Estudos Medievais.

O pagamento por transferência bancária deve ser efectuado para a seguinte conta:

IBAN: PT50 0781 011200000006399 80
SWIFT: IGCPPTPL

No comprovativo de transferência deve constar obrigatoriamente, nas notas, os seguintes elementos:

“CC610244-IEM Colóquios-ARQFAM-HISTMED-[nome do participante]”.

Data limite para inscrição na sessão dedicada à investigação em História Medieval: 7 de Setembro de 2017.