Política externa e regimes políticos: Portugal 1890-2010
Coordenador:
Nuno Severiano Teixeira
Financiamento:
Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ref. PTDC/HIS-HIS/119671/2010)
Duração:
Março 2012 – Agosto 2015
Equipa:
António Costa Pinto, Pedro Tavares de Almeida, Daniel Marcos, Ana Mónica Fonseca, Patrícia Daehnhardt, Isabel Alcario, Edalina Sanches, Sónia Rodrigues, Júlia Korobtchenko
Outras instituições participantes:
Instituto Português de Relações Internacionais
Resumo:
A produção historiográfica sobre a política externa portuguesa tem-se centrado exclusivamente na análise dos resultados e do seu impacto político. Este projecto desloca o centro de análise dos resultados para o processo de formulação da política externa portuguesa. O Projecto cobre o período cronológico entre 1890 e 2010 e identifica as tendências de continuidade e mudança na política externa portuguesa, através dos diferentes regimes políticos. Neste sentido, desenvolve-se uma análise em três níveis fundamentais: os agentes, as estruturas institucionais e os processos de decisão política. Quem é o Ministro dos Negócios Estrangeiros em Portugal? Para responder a esta questão procede-se a uma análise prosopográfica para identificar o perfil dos responsáveis políticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Ministros e Secretários de Estado). E quem são os embaixadores de Portugal? Mais uma vez, a análise prosopográfica permitirá desenhar o perfil dos chefes de legação (embaixadores) portugueses.
Caracterizada a elite política e diplomática, cumpre-se o objectivo de conhecer os principais agentes da formulação da política externa portuguesa. Que instrumentos têm para a execução da política externa portuguesa? Onde estão as embaixadas e os consulados de Portugal? Para responder a esta questão, analisa-se a evolução da estrutura orgânica do Ministério dos Negócios Estrangeiros e a evolução geográfica das redes diplomática e consular.
Como decidiu Portugal a entrada na Grande Guerra? Como decidiu entrar na NATO? E na Comunidade Europeia? Em síntese, como se tomam as decisões de política externa em Portugal. Para responder a esta pergunta, com base nas áreas sectoriais de interesse estratégico para Portugal e num conjunto de estudos de caso, proceder-se-á a uma análise das tomadas de decisão, no período considerado. O modelo da foreign policy analysis constituirá a referência teórica central para a interpretação do material empírico. O corpus documental será extensivamente de base arquivística, sem esquecer a bibliografia de referência. Este projecto reúne uma equipa multidisciplinar oriunda de história, de ciência política, de sociologia e de relações internacionais, o que contribuirá para uma análise mais integrada dos resultados do projecto.
Foram realizadas as seguintes iniciativas:
- Curso de Verão “Políticos e Diplomatas: Quem são as elites portuguesas que fazem a política externa” – Óbidos, 16 a 18 de Setembro de 2013.
- Curso de Verão “Os instrumentos da política externa Portuguesa: estrutura, representação e desafios de futuro” – Óbidos, 25 a 27 de Setembro de 2014.
- Conferência Internacional “The Politics of Foreign Policy-Making in Southern Europe” – Fundação Calouste Gulbenkian, 21 de Maio de 2015.
Outros Projectos
-
Coordenação: Jorge Custódio
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo, José Maria Brandão de Brito e Alice Cunha
-
Coordenação: Ana Isabel Queiroz
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Raquel Varela
-
Coordenação: Nuno Severiano Teixeira
-
Coordenação: Manuel Loff
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Luís Mendonça de Carvalho
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
-
Coordenação: Victor Pereira
-
Coordenação: Irene Flunser Pimentel
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo e Paula Meireles
-
Coordenação: Maria Fernanda Rollo
Pesquisa
Agenda
fevereiro, 2019
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Super event man
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
Não Existem Eventos
Notícias
IHC e Abrantes celebram protocolo de colaboração
Fev 15, 2019
No dia 10 de Fevereiro, realizou-se a assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Abrantes e a NOVA FCSH, através do IHC.
História da UGT dá prémio a investigadores do IHC
Fev 12, 2019
Cristina Rodrigues e José Maria Brandão de Brito receberam uma Menção Honrosa na edição 2018 do Prémio António Dornelas.
Elisabete Pereira integra projecto da EUROCLIO
Fev 8, 2019
Elisabete Pereira foi seleccionada para integrar o projecto Sharing European Histories, da EUROCLIO.
CONTACTOS
HORÁRIO


