Tratamento e organização do arquivo histórico do Comité Olímpico de Portugal

Equipa:
Paula Meireles, Lénia Pedro, Alda Namora

Resumo:
O tratamento e organização do arquivo histórico do Comité Olímpico de Portugal iniciou-se em finais de 2013 com acções de transporte para reacondicionamento, tratamento e organização, no sentido de tornar possível a sua disponibilização. Desde cedo foi possível perceber que documentação histórica e fundamental para se escrever a história do movimento olímpico em Portugal estava omissa. A documentação mais antiga encontrada refere-se a dois ofícios com data de 1915.
Os trabalhos iniciaram-se com a organização cronológica e a descrição documental. Para tal, foram utilizados os critérios de descrição normalizada ISAD-G e ODA diretamente no software ‘Archeevo’ adquirido especificamente para este projecto. Ao mesmo tempo realizaram-se acções de higienização e conservação da documentação, através da transferência das unidades de instalação para caixas de arquivo normalizadas acidfree. Por último, foi efectuada uma consulta de mercado no sentido de se encontrar o melhor parceiro para realizar o trabalho de digitalização da documentação.

Tendo como prioridade a criação de uma equipa interdisciplinar e com amplos e reconhecidos conhecimentos da área de arquivo, foi celebrado um protocolo com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desta forma, a coordenação global do projecto ficou sob a responsabilidade do COP e o IHC com a coordenação científica e a responsabilidade técnica do mesmo.

PÁGINA DO ARQUIVO HISTÓRICO DO COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

Outros Projectos

Concluídos
Em curso