Soraia Simões lança podcast Mural Sonoro

Jul 13, 2018 | Notícias

Logótipo do podcast Mural SonoroFoi ontem lançado o podcast Mural Sonoro, da autoria da investigadora Soraia Simões, que vai divulgar semanalmente entrevistas a protagonistas femininas da história contemporânea da música em Portugal.

Apresenta-se como “um podcast sobre mulheres na música, papéis, repertórios de luta e resistências” e tem como objectivo publicar cerca de 50 entrevistas a “directoras musicais, intérpretes, compositoras, investigadoras, museólogas, entre outras, cujos percursos e desempenhos se têm destacado neste campo diverso e com características próprias e outras que são transversais”, diz Soraia Simões na página de apresentação do projecto.

A investigadora considera que há uma carência na investigação sobre a música nacional no que diz respeito a questões como “a faixa etária das mulheres que actuam em universos musicais como o pop-rock, em agrupamentos de cariz tradicional e na música erudita ou, do mesmo modo, na execução de instrumentos musicais e no tipo de instrumentos mais procurados”, bem como as questões de autoria ou da visibilidade das mulheres da música nos meios de comunicação social.

A convidada do primeiro programa foi Luísa Amaro, a primeira mulher a profissionalizar-se na guitarra de Coimbra, e que acompanhou, à guitarra clássica, Carlos Paredes. O podcast pode ser ouvido e subscrito nas plataformas iTunes e SoundCloud.

Outras Notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X