Pedro Urbano

Doutor/a

História, Território e Ambiente

Contacto:
pedro.urbanogm@gmail.com

Biografia

Concluiu a licenciatura em História na NOVA FCSH em 2001. Em 2006, obteve o grau de mestre (NOVA FCSH) com a dissertação “A Casa Palmela e o desafio Liberal: estratégias de Afirmação”, publicada pela Livros Horizonte em 2008. Em 2014, obteve o grau de Doutor (NOVA FCSH) com a tese financiada pela FCT intitulada “Nos bastidores da Corte”: O Rei e a Casa Real na crise da Monarquia – 1889-1908″, trabalho que venceu a 23ª edição do Prémio Victor Sá de História Contemporânea da Universidade do Minho.

É investigador do Instituto de História Contemporânea (NOVA) e do Centro de Estudos Clássicos (FLUL). Participou, como bolseiro, em vários projectos de investigação da NOVA, Universidade de Évora e ISCTE-IUL, no qual se destaca o “Portuguese Women Writers (16th-19th centuries)“, financiado pela FCT.

Participou em diversos encontros da COST Action IS0901Women Writers in History – Toward a New Understanding of European Literary Culture” e da COST Action IS1310Reassembling the Republic of Letters, 1500-1800. A digital framework for multi-lateral collaboration on Europe’s intellectual history“. Foi membro da acção integrada Luso-Alemã “Redes culturais femininas entre Portugal e a Alemanha”, financiada pela FCT e participante no projecto “Site das Escritoras”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. As suas áreas de investigação têm sido as elites portuguesas durante a Monarquia Constitucional, tendo-se interessado mais recentemente pelo estudo da produção textual feminina ao longo de todo o século XIX. Apresenta regularmente o resultado das suas investigações em colóquios, quer em Portugal, quer no estrangeiro, tendo publicado vários artigos.

Presentemente, é professor de História de Portugal na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich.

Áreas de Investigação

  • História contemporânea
  • Século XIX
  • História das elites
  • Egodocumentos

Publicações destacadas

  • Urbano, Pedro. “Corte e Casa Real no final da Monarquia Constitucional Portuguesa,” Boletim Cultural “A Cidade de Évora” (2016).
  • Urbano, Pedro, “The everyday life on the Royal Household,” in Geschicleich, editado por Maria de Lurdes Rosa. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, Centro de História de Além-Mar, Caminhos Romanos, 2012. [link]
  • Urbano, Pedro. A Casa Palmela. Lisboa: Livros Horizonte, 2008. [link]
  • Urbano, Pedro. “Dotar, partilhar e legar: o património da Casa Palmela,” Ler História 52 (2007): 187-210. [PDF]

Projectos principais

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X