Paulo Costa

Licenciado/a

Biografia

Licenciado em História, na variante Arte e Património, e Mestrando em História Contemporânea, é investigador integrado do IHC desde 2014.

Frequentou o Nível 1 de formação da Nautical Archaeology Society no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática do Instituto Português de Arqueologia, o Curso Livre de Arqueologia do Navio do Centro de Estudos do Mar na Universidade Autónoma de Lisboa e o Curso de Formação Teórico-Prática em Arqueologia Náutica e Subaquática na Sociedade de História Natural.

Tem-se dedicado à investigação de naufrágios e acidentes marítimos em águas portuguesas durante o período contemporâneo, articulando a historiografia naval com a localização, identificação, inventariação e divulgação de património cultural subaquático. Tem trabalhado especialmente as acções de submarinos imperiais alemães em águas portuguesas durante a Primeira Guerra Mundial, envolvendo tanto a Marinha de Guerra como as frotas de comércio e de pesca, procurando inventariar as perdas de navios e identificar as baixas civis portuguesas. Está também envolvido na prospecção do rio Sado, com o objectivo de localizar vestígios arqueológicos subaquáticos no âmbito dos trabalhos do CANAL, o Centro de Arqueologia Náutica do Alentejo Litoral, e também na prospecção da praia do Belinho, em Esposende.

Nasceu em Cascais em 1968.

Áreas de Investigação

  • Grande Guerra
  • Marinha Portuguesa
  • Naufrágios, destroços e património cultural subaquático

Publicações destacadas

Projectos principais

 

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X