Patrimonialização e Sustentabilidade do Património

Jun 28, 2018 | Destaque, Edições, Livros, Livros IHC, Publicações

Patrimonialização e Sustentabilidade do Património: Reflexão e Prospectiva [Documento electrónico]

  • Graça Filipe, José Vale & Inês Castaño (Coords.)
  • 2018
  • Lisboa: Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa
  • ISBN: 978-989-98388-4-0
  • Idiomas: Português, francês e castelhano
  • 655 pp.

Este eBook deve-se ao encontro científico realizado sob igual título, em Novembro de 2014, numa parceria do Instituto de História Contemporânea com o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Como se sublinhou ao projectar o encontro de 2014, a importância e o papel do património na sociedade contemporânea tornam praticamente transversal a todas as áreas científicas a necessidade de conhecimento e de reflexão sobre questões ligadas à memória (principalmente sob dimensões colectiva e social), à selecção de elementos do passado e sua refuncionalização no presente, à função patrimonial de certos bens e manifestações culturais em relação a comunidades de pertença, ao carácter cíclico do património, à dimensão patrimonial do desenvolvimento, enfim, ao património como facto social e cultural.
Tornou-se recorrente usar o termo patrimonialização para designar o processo de constituição de património a partir de realidades e de bens culturais ou naturais, assim como o verbo causativo patrimonializar para designar a acção de identificar os valores culturais de um dado bem, de os reconhecer socialmente e assim constituir património.
Destes processos resultam variadas formas de sedimentação patrimonial e emergem ampliadas necessidades de gestão das realidades contemporâneas associadas ao denominado património e aos usos dos bens que se pretende salvaguardar ou preservar.
Os trabalhos aqui publicados são demonstrativos da diversidade de acepções a que se prestam os enunciados conceitos operativos. A complexa temática da patrimonialização e da sustentabilidade do património, material e imaterial, natural e cultural (distinção, ela própria, no cerne de algumas discussões mais recentes), é ampliada pela diversidade de configurações históricas e pela reconhecida ambiguidade dos termos que convoca.

Outras Publicações

Todas
Livros
Capítulos
Artigos
Outras publicações

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X