October in Contraption-Land
Jun 4, 2018 | Artigos, Publicações
October in Contraption-Land: politics and history in Portugal
- José Neves
- 2018
- Twentieth Century Communism – A Journal of International History
- Número 14: “1917 in 2017”
- Idioma: Inglês
Artigo integrado no número temático “1917 in 2017“ [1917 em 2017].
Resumo:
One hundred years after the Bolsheviks stormed the Winter Palace, in what was then Petrograd, the main concert venue in Lisbon city centre, Coliseu dos Recreios, was packed with people and awash with red flags to mark the centenary of the October 1917 Revolution. The night of 7 November 2017 was the high point of the sweeping commemorative programme that the Portuguese Communist Party (PCP; Partido Comunista Português) devoted to the centenary. On the night, Jerónimo de Sousa, the Party’s General Secretary, gave a lengthy speech on a stage decorated with red carnations, the flowers that gave their name to another revolution, that of 25 April 1974, in Portugal. In seeking to address the way in which the October centenary was marked in Portugal, the present text takes this apparently secondary ornamental detail as its starting point. I will argue, however, that this detail carries a meaning which conveys, at one and the same time, two rather distinct ways of understanding the relation between history and politics. The quotation, as we might call it, of 25 April’s carnations in the October centenary suggests, on the one hand, that the universal ideal of 1917 finds its materialisation in the context of a national trajectory – in the Portuguese case, in and through the event of 1974. On the other hand, the decorative gesture hints at an elective affinity between the two historical moments – as if history were made of revolutionary events, paying no heed to the dead time that exists prior to, or in between, them. Put another way: in the first reading, history is taken as the background that makes politics possible; in the second, as that which politics brings into being.
Palavras-chave:
1917, October Revolution, Portugal
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março, 2024
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Detalhes do Evento
Terceira jornada do projecto ARTHE, que tem como objectivo trabalhar na próxima tarefa da equipa, a produção de um Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas. ARTHE — Arquivar
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Detalhes do Evento
Terceira jornada do projecto ARTHE, que tem como objectivo trabalhar na próxima tarefa da equipa, a produção de um Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas.
ARTHE — Arquivar o Teatro
3ª Jornada
A 3ª jornada ARTHE vai realizar-se de 26 a 28 de Março na cidade de Évora e conta com a cumplicidade do CENDREV e do pólo do IHC desta cidade, incluindo uma visita ao Laboratório HERCULES. Na jornada de reflexão pública, a equipa do projecto e as companhias participantes discutem os desafios que se colocam à realização de uma Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas — próxima tarefa da equipa.
>> Descarregar o programa (PDF) <<
“A ideia de elaborar um manual ou guia de práticas de arquivo para ser disponibilizado a companhias e divulgado por algumas instituições está presente desde o início da preparação da candidatura ao apoio da FCT a este projecto. Agora, após a criação, aplicação, validação e análise de um questionário preparado para identificar a situação dos arquivos das 18 companhias parceiras, é o momento de nos centrarmos no reconhecimento das necessidades sentidas pelas companhias e às quais podem responder as práticas de arquivo pensadas a partir das acções e dos materiais gerados no âmbito específico das artes performativas. Haverá que colher o contributo da ciência arquivística e cruzá-lo quer com as especificidades dos materiais das estruturas de criação – sem descurar tipologias várias da organicidade dos seus arquivos – quer com os usos que esses materiais e agentes propõem nas suas actividades de criação e conservação.
Esta 3a e última Jornada do ARTHE – Arquivar o Teatro (PTDC/ART-PER/1651/2021) tem lugar no CENDREV que aceitou acolher-nos no seu belo Teatro Garcia de Resende. Além da equipa de investigadores, convidámos mais uma vez as companhias parceiras, representantes das instituições que integram o projecto, consultores e convidados para a apresentação de uma primeira proposta do Guia de Práticas Arquivísticas em Artes Performativas. Ela está ainda em aberto para que o trabalho concreto a realizar durante a Jornada possa acontecer de forma a prosseguirmos devidamente informados até à produção de um instrumento que possa servir não só estruturas com longo historial de produção de arquivo, mas também estruturas mais recentes que aplicam nessa produção acções enquadradas por diferentes modalidades de gestão e de criação artística num ambiente digital.
Justifica-se, portanto, uma tarde inteiramente dedicada à discussão e troca de experiências antes de avançarmos para a fase seguinte da elaboração deste Guia.”
Maria João Brilhante — IR do projecto ARTHE
Nos dois dias que antecedem este encontro, terá lugar uma residência interna, em que os seus membros partilham os trabalhos em curso (entrevistas, teses, escrita de artigos, análise de questionários, etc,). Reflexão pública e discussão interna caminham lado a lado, sendo a residência em Évora um momento único de imersão e troca colectiva.
Contacto: arthe@letras.ulisboa.pt
Tempo
(Quinta-feira) 10:00 am - 5:30 pm
Organizador
Várias instituições
Detalhes do Evento
Ciclo de seminários integrado nas actividades da Plataforma de Estudos Avançados do IHC, onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e
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Detalhes do Evento
Ciclo de seminários integrado nas actividades da Plataforma de Estudos Avançados do IHC, onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e construtiva.
Seminário de Teses de Doutoramento do IHC
Ciclo 2024
Coordenação: Catarina Teixeira, Daniel Freire Santos, Elisabete Pereira, Jacqueline Souza, João Gabriel Caia, Raquel Ribeiro e Sofia Lisboa.
O seminário reúne na última terça-feira de cada mês, entre as 10h e as 12h. As sessões decorrem via Zoom — 🔗 link de acesso.
Em cada sessão será discutida uma ou duas investigações de doutoramento em curso, seguidas pelos comentários de um doutorando/a e de um investigador/a doutorado do IHC. Por fim, há espaço para uma discussão colectiva construtiva.
PROGRAMA 2024
Sessão #1 | 27 de Fevereiro de 2024
Luís Martins – Crise Política e Conflito na Regeneração: Portugal e o Sexénio Democrático (1868- 1874)
Comentários de Pedro Mota Tavares & Pedro Urbano
Moderação de Daniel Freire Santos
Sessão #2 | 28 de Março de 2024 | [ajuste de data e horário: 16h]
Adrião Filho – Por onde anda o dinheiro do Axé? D’um capital “invisível” e suas mazelas
Comentários de Mélanie Toulhoat
Henrique Entratice – Sobreviver em confinamento museológico: bonecas karajá, diplomacia cultural e memória ameríndia
Comentários de Rodrigo Lacerda (CRIA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Moderação de Sofia Lisboa
Sessão #3 | 30 de Abril de 2024
(a definir)
Moderação de João Gabriel Caia
Sessão #4 | 28 de Maio de 2024
Cristina Marques – Summit Científico em Lisboa: O XV Congresso Internacional de Química Pura e Aplicada (Química Analítica) em 1956
Comentários de Joana Beato Ribeiro & Augusto Fitas
Moderação de Catarina Teixeira
Tempo
(Quinta-feira) 4:00 pm - 6:00 pm
Localização
Link dedicado na plataforma Zoom
Organizador
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora
Notícias
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