Natividade Monteiro

Mestre

Biografia

Licenciada em História, mestre em Estudos sobre as Mulheres e doutoranda em História Contemporânea, prepara tese sobre a “Mobilização das Mulheres Portuguesas durante a Grande Guerra”.
Professora de História e de História da Cultura e das Artes do Ensino Secundário, aposentada.
Investigadora integrada do IHC – NOVA FCSH, membro do projecto Faces de Eva e investigadora colaboradora do Grupo de Investigação de Estudos sobre as Mulheres. Género, Sociedade e Culturas do CEMRI-UAb.

Tem participado em congressos nacionais e internacionais, coordenado exposições, ciclos de conferências, encontros e cursos livres e publicado livros e artigos sobre o movimento feminista, o associativismo feminino, educação e cidadania na I República e organizações patrióticas e humanitárias na I Guerra Mundial.
É assessora da direcção e membro do conselho de redacção da Revista Faces de Eva e pertence ao conselho científico da Revista TraHs – Trayectorias Humanas Trascontinentales, Revista numerica da Red Internacional America Latina, África, Europa y el Caribe (ALEC), da Université de Limoges.
Membro do Conselho Consultivo do Centro de Documentação e Arquivo Feminista Elina Guimarães e do júri do Prémio Regional ‘Maria Veleda’ da Direcção Regional de Cultura do Algarve.
Faz parte dos órgãos sociais da APH – Associação dos Professores de História e é sócia da APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres e da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.

Áreas de Investigação

  • História das mulheres, dos feminismos e do género
  • História da I República
  • História contemporânea
  • História da educação
  • Ciência política e cidadania

Publicações destacadas

  • Monteiro, Natividade. “Mulheres Portuguesas em Tempo de Guerra (1914-1918),” Nação e Defesa 145 (2016): 109-121. [PDF]
  • Monteiro, Natividade, “Associativismo Feminino Nacionalista e Patriótico na I Guerra Mundial,” in Outras vozes na República, 1910-1926 / Atas do Congresso Nacional de História e Ciência Política, coordenado por Isabel Corrêa da Silva e Sílvia Correia, 705-716. Lisboa: Museu da Presidência da República, 2016.
  • Monteiro, Natividade, “A Cruzada das Mulheres Portuguesas e a Assistência aos Feridos e Mutilados de Guerra,” in Cruzada das Mulheres Portuguesas, coordenado por Luís Sá e Manuela Rêgo, 25-44. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2013.
  • Monteiro, Natividade. Maria Veleda (1871-1955) – Uma professora feminista, republicana e livre-pensadora. Caminhos Trilhados pelo Direito de Cidadania. Olhão: Gente Singular, 2012.

Projectos principais

  • Colaboração no projecto “Base de Recursos Iconográficos Mulheres, Género e Culturas” — Coordenado por Teresa Pinto, Teresa Alvarez e Anabela Diogo (Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais). 2017
  • Colaboração no projecto “Memórias e Feminismos” — Coordenado por Teresa Sales e acolhido pela UMAR. 2015-2017 [link]
  • Co-coordenação do projecto “Mulheres de Palavras. Palavras de Mulheres”, em conjunto com Isabel Ventura  — Acolhido pelo Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais. 2012-2013
  • Colaboração no projecto “Roteiros Feministas na Cidade de Lisboa II” — Coordenado por Manuela Góis e acolhido pela UMAR e Faces de Eva – Estudos Sobre a Mulher. 2011-2013 [link]

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X