O IHC contribui para o futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade

Jan 29, 2018 | Destaque, Notícias

Constituiu-se, a 26 de Janeiro, a Comissão de Instalação de Conteúdos e da Apresentação Museológica (CICAM) do futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, a instalar na Fortaleza de Peniche, da qual o IHC faz parte.

O ministério da Cultura formaliza, assim, a criação de um espaço-memória e símbolo da luta pela democracia e pela liberdade na antiga prisão política. No despacho considera-se a “necessidade de serem definidos os conteúdos a integrar no programa museológico já delineado para a referida Fortaleza e apresentado com a candidatura a fundos europeus para a respectiva recuperação, tendo em conta a sua história, desde a construção, a preservação da memória da sua história recente, bem como as necessárias contextualizações na história da resistência à ditadura e nas lutas pela liberdade e democracia do povo português”.

Da CICAM fazem parte Henrique Bertino (Presidente da Câmara Municipal de Peniche), Paula Silva (Directora-Geral do Património Cultural), Jorge Leonardo (Chefe de Gabinete do Ministro da Cultura) e um conjunto de individualidades, que inclui Fernando Rosas (historiador e ex-preso político). O IHC faz parte de um conjunto de instituições científicas que têm lugar na comissão, mas sem direito de voto. As outras duas instituições são o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX e o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória.

A Fortaleza de Peniche está classificada como Monumento Nacional desde 1938, mas funcionou como prisão política durante o Estado Novo, tendo tido como prisioneiros personalidades como Álvaro Cunhal (que protagonizou uma fuga digna do cinema) e, o já mencionado, Fernando Rosas.

A proposta de conteúdos do programa museológico do futuro museu nacional deverá ser apresentada até 27 de Abril. Segundo o jornal Expresso, a requalificação do espaço e criação do museu estão orçamentadas em 3,5 milhões de euros, dos quais meio milhão de euros são suportados pelo Orçamento do Estado e os restantes por fundos comunitários.

 

Imagem: Fortaleza de Peniche (crédito: Paulo – Flickr)

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X